Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1021

Pôster


1021

ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DIRECIONADA AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores:
Linda Shirley Rocha da Silva () ; Dayana Lima Américo (Faculdade de Macapá-FAMA) ; Priscila Silva dos Santos (Faculdade de Macapá-FAMA) ; Márcio Bastos Teixeira (Faculdade de Macapá-FAMA) ; Vanessa Gomes de Souza (Faculdade de Macapá-FAMA)

Resumo:
ESTRATÉGIAS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DIRECIONADA AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE Linda Shirley Rocha da Silva1, Dayana Lima Américo 1, Priscila Silva dos Santos1, Vanessa Gomes de Souza 1, Márcio Bastos Teixeira2. Instituição: Faculdade de Macapá-FAMA INTRODUÇÃO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) incluindo estratégias de capacitação de trabalhadores da área de saúde em seu processo de trabalho, vem sendo discutida na América latina desde 19851. OBJETIVO: Analisar a importância de estratégias para educação permanente direcionada aos profissionais da área da saúde que atuam na atenção básica. METODOLOGIA: Revisão sistemática, de caráter qualitativo, com busca nas bases de dados Lilacs e Scielo, através dos descritores: educação permanente e estratégias. RESULTADOS: Resultou-se em 14 artigos e 6 teses, em seguida foi feito a leitura de 12 artigos, sendo selecionados 7 para inclusão nesta revisão. Das 7 publicações 4 relacionavam a tecnologia como um apoio de grande importância à EPS e 3 artigos citam a educação permanente em âmbito presencial como uma forma de realizar capacitação com metodologias ativas de aprendizagem2. CONCLUSÃO: O desafio de criar estratégias para a Educação Permanente em Saúde que promovam o disseminar de debates para a melhoria da assistência prestada à sociedade se faz vigente, EPS são possibilidades de transformar de práticas em saúde através do aprendizado. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Nesse contexto a educação permanente precisa ser vista como algo complementar ao serviço de saúde, que traz nova aprendizagem à medida que é relacionada ao exercício do profissional de enfermagem. Descritores: Educação permanente; Estratégias. Eixo Temático: Formação e produção do conhecimento em Enfermagem Referências: 1. Lima, JVC; et al. A Educação Permanente em Saúde como estratégia pedagógica de transformação das práticas: Possibilidades e limite.Trab. Educ.Saúde, Rio de Janeiro, v.8n.2,p.27-227,jul/out.21 2. Cardoso, IM. “Rodas de Educação Permanente” na Atenção Básica: analisando contribuições. Saúde. Soc. São Paulo, v.21, supl.1,p.18-28,212 1 Acadêmicos do Curso Bacharelado em Enfermagem 216 da Faculdade de Macapá-FAMA. E-mail: lindarocha.18cat@hotmail.com 2 Enfermeiro. Professor da Faculdade de Macapá FAMA. Especialista em Educação na Saúde para preceptores do SUS. Residência em Enfermagem Cirúrgica