Pôster
1020 | PREPARAÇÃO DE CAMPO PRÁTICO PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA: UM ESTUDO HISTÓRICO (1954–1962) | Autores: Bárbara Tavares da Silva () ; Juliana Cabral da Silva Guimarães (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Antonio José de Almeida Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Tânia Cristina Franco Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Angélica de Almeida Peres (Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: O presente estudo objetivou analisar os primeiros anos do estágio em enfermagem psiquiátrica da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). O recorte temporal é referente ao início das atividades práticas de enfermagem psiquiátrica da EAN (1954) no IPUB e, o marco final (1962), ao ano correspondente a uma reforma no ensino de enfermagem psiquiátrica na escola e no hospital. O tema psiquiatria inseriu-se de forma gradual no currículo da EEAN e as atividades práticas só se tornaram realidade em 195, a partir da promulgação da Lei 775/49. No entanto, encontrar campos de estágio nas áreas de saúde pública e psiquiatria era uma grande dificuldade, a qual levou a EEAN a empenhar esforços para que ocorressem mudanças visíveis na concepção assistencial. Metodologia: Estudo histórico-social, cujas fontes foram documentos escritos e orais pertencentes ao acervo da EEAN. A análise se deu pela triangulação dos dados e identificação de temas para discussão. Resultados: Chegou-se às seguintes categorias temáticas: Contexto da inserção do estágio de Enfermagem Psiquiátrica da EEAN no IPUB; Desenvolvimento do estágio em enfermagem psiquiátrica no IPUB; Crise no ensino de Enfermagem Psiquiátrica na EEAN; Desdobramentos para superar a crise da assistência de enfermagem na EEAN/IPUB. Conclusão: Este estudo permitiu historicizar as alianças e estratégias implementadas pela Escola e pelo Instituto para promover mudanças no ensino e na assistência de enfermagem em psiquiatria para aprimorar e qualificar os conhecimentos na área. Desta forma, apresenta importantes elementos de análise para que se compreenda as dificuldades discutidas em estudos atuais sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e de saúde mental no Brasil.
Descritores: Ensino. Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem.
Eixo temático: EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |