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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1015

Pôster


1015

AS TECNOLOGIAS COMO MEDIADORAS DO ENSINO EM ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL

Autores:
Candida Canicali Primo () ; Helaine Jacinta Salvador Mocelin (Universidade Federal do Espírito Santo) ; Lury Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo) ; Lurian Silva de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo) ; Fabiola Zanetti Resende (Universidade Federal do Espírito Santo) ; Thaís da Rocha Cícero Pinto (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo:
Introdução: Os novos métodos de ensino mostram-se como um desafio, pois exigem do professor a seleção de estratégias pedagógicas que possibilitem a participação ativa do aluno na aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de Enfermagem no projeto de ensino “Avançando nas estratégias de ensino na assistência de enfermagem a mulher e a criança”. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que descreve as estratégias desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem, da Universidade Federal do Espírito Santo junto ao projeto de ensino realizado no Hospital Universitário, através da elaboração de tecnologias assistenciais e educacionais facilitadores da aprendizagem. Resultados: Os acadêmicos desenvolveram um protocolo para avaliação e controle da dor em crianças; organizaram os POPs de assistência ao recém-nascido em fototerapia, de administração de medicamentos por bomba de seringa, e de promoção e apoio a amamentação. Os acadêmicos também atuaram nos atendimentos clínicos junto com os profissionais de enfermagem. Conclusão: Os estudantes foram os protagonistas centrais na elaboração das tecnologias como o protocolo e os POPs e o professor apresentou-se como coadjuvante, um facilitador das experiências relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Contribuição para a Enfermagem: o acadêmico se torna ator principal na construção do conhecimento na área materno-infantil, e a participação ativa do aluno na aprendizagem favorece as conexões entre a teoria e a prática na formação acadêmica. As tecnologias serão implantadas nos setores e servirão de instrumentos de capacitação para os profissionais em serviço. Desenvolver as tecnologias propiciou aos acadêmicos um aprendizado dinâmico e integralizado, agrupando os saber e prática da enfermagem. Descritores: Tecnologia educacional, Enfermagem materno infantil, Educação em enfermagem.