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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1012

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1012

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA VISÃO DE GESTORES

Autores:
Rosa Maria Rodrigues () ; Gilson Fernandes da Silva (Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR) ; Solange de Fátima Reis Conterno (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Claudia Silveira Viera (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Maria Lúcia Frizon Rizzotto (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 27, pelos Ministérios da Saúde e da Educação visa ampliar o acesso da comunidade escolar aos serviços de saúde, contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Objetivos: reconhecer as ações de planejamento, avaliação e monitoramento do Programa Saúde na Escola (PSE) a partir da compreensão de gestores; caracterizar as ações desenvolvidas pelo PSE nos municípios estudados e identificar a relação entre os setores envolvidos na implantação do PSE. Descrição metodológica: Estudo exploratório de abordagem qualiquantitativa, em que os dados quantitativos foram sistematizados em frequências e os produzidos nas entrevistas e diários de campo foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade de análise temática. Resultados: Destacam-se entre os gestores da saúde, os enfermeiros e, entre os da educação, os pedagogos. A triangulação das fontes mostrou as atividades para o planejamento, avaliação e monitoramento do PSE; as ações levadas a efeito no desenvolvimento do PSE e a intersetorialidade vivenciada pelos gestores no desenvolvimento do PSE. Destacaram-se as ações previstas no componente I, voltadas para a avaliação do crescimento e desenvolvimento dos escolares como as mais frequentes. O componente de maior fragilidade foi o componente III, para a formação dos envolvidos no programa, menos pactuado e desenvolvido. Conclusões: Conclui- que o PSE está implantado nos municípios estudados, com estágios diferenciados desenvolvendo ações com vistas a garantir a integralidade da assistência; a intersetorialidade tornou-se estratégia importante para implementação da promoção da saúde dos escolares. Implicações para a Enfermagem: A produção de conhecimento a partir da realidade assistencial pode qualificar a atuação dos atores envolvidos. Descritores: Saúde escolar. Educação. Promoção da saúde. Referências 1. Brasil. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola. Caderno do Gestor. Brasília; 215. EIXO I - Linhas de cuidado e Política de Saúde.