COMUNICAÇÃO COORDENADA
1004 | Diagnósticos de enfermagem relacionados a depressão e cognição em idosos | Autores: Karolina Vicenzi Andrade () ; Yuri Gustavo de Sousa Barbalho (Universidade de Brasília) ; Cris Renata Grou Volpe (Universidade de Brasília) |
Resumo: RESUMO
Introdução: Nos últimos anos a população brasileira vem se tornando mais velha e de maneira acelerada(1), consequentemente o aparecimento da depressão e problemas cognitivos, comum entre idosos. Então, o Diagnóstico de Enfermagem (DE) constitui a base para a escolha de intervenções de enfermagem para o alcance de resultados que são responsabilidade do enfermeiro (2).
Objetivo: Identificar os diagnósticos de enfermagem prevalentes em uma população de idosos de acordo com a taxonomia da NANDA, relacionando os DE com as escalas de depressão (EDG) e cognição (MEEM).
Metodologia: Estudo descritivo e observacional realizado com 4 idosos, com mais de 6 anos, atendidos no ambulatório de geriatria. Foram utilizadas a Escala de Depressão Geriátrica (EDG) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) para avaliar índices de depressão e cognição dos idosos.
Resultados: Encontrou-se índices significantes de depressão pela EDG (35%) e alterações cognitivas pelo MEEM (6%), maioria no sexo feminino. Os DE que foram relacionados com as escalas foram: isolamento social, risco de solidão, tristeza crônica, desesperança, pesar complicado, baixa autoestima situacional, risco de sentimento de impotência, conhecimento deficiente, memória prejudicada, confusão aguda e perfusão sensorial perturbada (visão e audição).
Conclusão: Observa-se um elevado número de idosos com depressão e índices cognitivos baixos. Os resultados obtidos neste estudo globais contribuem para direcionar e promover a saúde dos idosos melhorando sua qualidade de vida e a qualidade da assistência prestada.
Descritores: saúde do idoso, depressão, diagnósticos de enfermagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA, Lolli LF. O idoso no Brasil: aspectos legislativos de relevância para profissionais de saúde. Londrina. Revista Espaço para a Saúde. 29; 1(2): 61-69.
2. NANDA. Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definição e classificação 29-21 / NANDA International; tradução Regina Machado Garcez. Porto Alegre: Artmed, 21.
Autores: Cris Renata Grou Volpe(1), Karolina Vicenzi Andrade(2) e Yuri Gustavo de Sousa Barbalho(3) |