Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 994

Pôster


994

Relato de experiência sobre participação nas oficinas da subárea de História de Enfermagem

Autores:
Natália Guedes Pereira () ; Thais Priscila Machado Baptista de Souza (UERJ) ; Maria Lelita Xavier (UERJ) ; Andressa Theodoro Marques (UERJ) ; Maria Regina Araújo Reicherte Pimentel (UERJ) ; Maritza Consuelo Ortiz Sanchez (UERJ)

Resumo:
Introdução: A matéria sobre história de enfermagem sempre foi conteúdo obrigatório no processo de formação na Faculdade de Enfermagem da UERJ. Objetivos: Analisar o aprendizado sobre história da enfermagem a partir da estratégia de ensino por meio de oficinas. Método: Relato de experiência das oficinas sobre as personalidades da enfermagem, a partir de roteiro geral com objetivo e aspectos a serem considerados. Os grupos apresentaram a trajetória da personalidade, as contribuições destas para a enfermagem atual, considerando os contextos históricos na qual estavam inseridas. Cada grupo criou a forma de apresentação, dentre elas, música de acolhimento, vídeos, folder, ambientação do contexto histórico, incluindo vestimenta, cenário e outros, em duas horas. Resultados: A participação nas quatro oficinas possibilitou ampliar a base epistemológica sobre a evolução da enfermagem, da origem das teorias de enfermagem e os feitos avançados dessas personalidades, mesmo em período com poucos recursos tecnológicos. Os componentes do grupo demonstraram a capacidade de planejar e executar um processo educativo, visando atender os objetivos da matéria, utilizando criatividade e pensamento crítico. Conclusões: A estratégia serviu para analisar a troca de saberes entre acadêmicos e professor e possibilitou ao estudante desenvolver e desempenhar o papel de educador, conhecendo e problematizando a realidade, sem deixar de olhar os fundamentos que a norteiam. Contribuições / implicações para a Enfermagem: As oficinas promovem o amplo conhecimento da origem da sua profissão, fazendo com que se fortifique a identidade profissional e melhore a autoestima da profissão escolhida. Referências: Campos Paulo Fernando de Souza. Programa Enfermagem do SESP: Formação e Identidade Profissional Brasileira Pós-193. Cad. hist. ciênc. [periódico na Internet]. 212 Jun [citado 216 Set 15] ; 8(1): 77-9. Disponível em: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S189-763421214&lng=pt. Descritores: Enfermagem, História da Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem.