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993 | PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM MUNICIPAL | Autores: Luciane Aparecida Pereira de Lima () |
Resumo: O Serviço de Enfermagem (SEENF) da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS (SESAU) iniciou, há 4 anos, uma estratégia de educação permanente com ênfase no empoderamento e autonomia da equipe de enfermagem, para efetivação do acesso e qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Sempre em parceria com o Comite de Gestão da Qualidade do Serviço de Enfermagem que vem realizando oficinas para divulgação, apoio, revisão e construção coletiva de uma Série de Manuais de Enfermagem intitulado Cadernos do SEENF, com todo requisito de documentação da ISO91:215, princípios da Política Nacional de Humanização e diretrizes da Classificação Internacional para a Pratica de Enfermagem (CIPE®). Essa experiência tem ampliado o cuidado com a equipe de enfermagem no seu apoio a uma prática de enfermagem com qualidade e solidária. Em virtude dessa experiência, passamos a reconhecer a necessidade de processos de educação permanente com foco na prática clínica da enfermagem, bem como a necessidade de desenvolver um Plano de Educação Permanente do SEENF. Objetivo desse relato de experiência é apresentar uma estratégia de educação permanente através do Processo de Enfermagem para elaboração de um Plano de Educação Permanente do SEENF. Iniciamos a construção desse Plano através das Oficinas de Tecnologias Cuidativo-Educacionais(1) para Enfermagem na Atenção Primária em 216, com turmas divididas por distrito sanitário e com o máximo de dez participantes, totalizando 15 turmas no município de Campo Grande/MS. Em toda oficina discutimos sobre o Processo de Enfermagem, consulta de enfermagem, clinica ampliada, análise de comportamento, oferta e agendamento da consulta de enfermagem, seguimento da consulta, sentimentos da abordagem junto ao paciente, equipe de enfermagem, de saúde e comunidade. Possibilitaram uma vivência coletiva e solidária do Processo de Enfermagem favorecendo uma clínica ampliada inventiva e reconstituição dos sujeitos. No qual o projeto de intervenção de cada turma culminou no Plano de Educação Permanente do Serviço de Enfermagem Distrital e Municipal. O Plano possibilitou o desenvolvimento de Saberes e Praticas em defesa do SUS e da Enfermagem sendo um instrumento potencialmente gerador de inovações no cuidado a partir da aplicação do Processo de Enfermagem, sendo uma tecnologia em saúde essencial à prática profissional e a sociedade. |