Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 989

Pôster


989

O PERFIL DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COMO ARTICULADOR DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores:
Patrícia Bitencourt Toscani Greco () ; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago (Universidade Federal de Santa Maria/RS) ; Ana Carolina de Souza Magnago (Universidade Federal de Santa Maria/RS) ; Marina Mazzuco de Souza (Universidade Federal de Santa Maria/RS)

Resumo:
Introdução: O curso de enfermagem caracteriza-se proximidade dos estudantes com a realidade da profissão. Essa aproximação com a realidade, possibilita discussões direcionadas e significativas, as quais implicarão em olhar ampliado no aspecto saúde, e estimulam a curiosidade e a independência do estudante1. Implantar metodologias ativas no ensino na área da saúde requer conhecimento teórico e prático dos docentes, a fim de fomentar as discussões entre os pares. Objetivo: Descrever o perfil dos estudantes de enfermagem de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Método: estudo quantitativo, descritivo, com estudantes do curso de enfermagem (163). A coleta de dados foi em 215, com questionário auto preenchível. Para a inserção dos dados e análises foi utilizado Epi info 6.1 e SPSS18 respectivamente. Estudo em acordo com a Resolução 466/212. Resultados: 149 estudantes participaram do estudo, verificou-se que 87,2% eram do sexo feminino, com idade média de 25,58 anos, e 58,4% trabalhavam. Do total que trabalhava (n=87), 35,7% estavam em Hospitais e 27,6% em Secretarias Municipais de Saúde. Destes 44,8% encontram-se alocados no setor de enfermagem, 6,9% em locais administrativos e 48,3% prestavam atividades em outros setores, a maior parte dos estudantes que trabalhava desempenhava suas atividades por um período de 4 horas semanais (28,8%). Conclusões: Conhecer o perfil dos estudantes possibilitou refletir sobre as metodologias utilizadas e adequar ao perfil do aluno, para favorecer o processo ensino aprendizagem. Contribuições para enfermagem: Contribuíram, para repensar as metodologias de ensino, norteadas pelo perfil do estudante aliado ao compromisso da formação de enfermeiros humanos, éticos, responsáveis e comprometidos. Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem Referências: 1. Marin, MJS; Lima, EFG, Paviotti, AB; Matsuyama, DT; Silva, KD; Gonzales, C. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de educação médica. 34, (1):13-2, 21.