Pôster
987 | Técnas-assistenciais e o ensino de graduação em enfermagem: relato de experiência | Autores: Paulino, Eva de Fátima R.¹ () ; Silva, Kátia Lucia Da² (Faculdade Gama e Souza) ; Motta, Juan Carlos Paulino³ (Faculdade Gama e Souza) ; Cruz, José Lincoln de Souza4 (Hospital municipal Lourenço Jorge) ; Amaro, Andreza Gonçalves Vieira5 (Hospital municipal Lourenço Jorge) ; Santo, Caren Camargo do Espírito6 (Faculdade Gama e Souza) |
Resumo: Introdução: Saúde nos dias atuais se sustenta como estratégia de mudanças tecno-assistenciais, o que favorece a reconstrução de possibilidades de cuidados ditos ultrapassados, porém, para que a mudança se configure é necessário estruturação na profissionalização do enfermeiro, a partir da configuração de novos saberes/fazeres que ampliem as alternativas de qualidade de saúde/vida da população¹. Neste contexto, uma estratégia nos âmbitos político, educacional, assistencial e gerencial com um arcabouço conceitual e metodológico que contribui para a transformação da lógica das ações de saúde². Questionamento: Como enfrentar o desafio de novas perspectivas técno-assistenciais diante da crise educacional? Objetivo: Descrever o enfrentamento dos desafios de novas perspectivas técno-assistenciais diante da crise educacional. Método: Descrever sob a luz da legislação vigente³, as experiências relacionadas a vivencia do evento. Resultado: O aumento de cursos de enfermagem na atualidade torna possível o acesso aos cursos universitários. Contudo, o acadêmico da contemporaneidade apresenta como perfil o trabalho para custear seus estudos. Aliado com o evento da tecnologia, que seduz cada vez mais a população, colocando em segundo plano o conhecimento e profissionalização do cuidado, porem, com a expectativa do tão sonhado certificado. Conclusão: Educação simplificada com qualidade é discutível, pois a mercantilização do ensino reflete diretamente na assistência. Temos que ter o direito à educação para o direito à certificação de escolaridade.
Palavras chave: Educação; Cuidados; Educação em enfermagem.
Referencias
1-MANCEBO, Deise. Educação superior no Brasil: expansão e tendências (1995- 214). 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 4 a 8 de outubro de 215, UFSC – Florianópolis. Disponível em: http://www.anped.org.br - acesso em: 3/9/216.
2-CARVALHO, C. H. A. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.54, p.761-776, set. 213. |