COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
980 | EDUCAÇÃO PARA A MORTE: SENSIBILIZAÇÃO PARA CUIDAR | Autores: Márcia de Assunção Ferreira () ; Roberta de Lima (nursebeta@yahoo.com.br) ; Leila Brito Bergold (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Joana Darc Fialho de Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Genesis de Souza Barbosa (Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: Relato de experiência sobre a aplicação de uma metodologia de ensino-aprendizagem do tema morte, morrer e os cuidados associados, com estudantes de um curso de graduação em enfermagem. Trata-se de um método inovador, participativo, aplicado com 22 estudantes. Composta de dinâmicas que se desenvolvem em duas etapas, sendo a primeira focalizada nas experiências pessoais dos estudantes e a segunda, enfocando as perspectivas profissionais. Inclui música, desenho, dramatização e fotografia que, articuladas, levam os estudantes a produzirem sentidos sobre a morte e os cuidados de enfermagem, refletirem, criticarem e ressignificarem as experiências e vivências sobre o tema. O método mostrou-se aplicável e eficaz no alcance do objetivo de possibilitar aos educandos tornarem-se protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, construindo, juntos, uma nova perspectiva do cuidado com a morte e o processo de morrer. Contribuição: abordar o tema da morte na formação, com estratégias criativas, sensíveis e participativas, promove o diálogo com mais fluidez preparando melhor o futuro para a prática clínica e abordagem do paciente e sua família.
Descritores: Morte; Estudantes de Enfermagem; Educação em enfermagem.
Prêmio Vilma de Carvalho
1. Bandeira D, Cogo SB, Hildebrandt LM, Badke MR. Death and dying in the formation process of nurses from the perspective of nursing professors. Texto Contexto Enferm. [Internet]. 214 Jun [cited 216 Ago 21]; 23(2):4-47. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14-7721424&lng=pt. http://dx.doi.org/1.159/14-772146613.
2. Mota MS, Gomes GC, Coelho MF, Lunardi Filho WD, Sousa LD. Reações e sentimentos de profissionais de enfermagem frente à morte dos pacientes sob seus cuidados. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 213 [citado em 213 out 27]; 32(1):129-35. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n1/a17v32n1.pdf
3. Benedetti GMS, Oliveira K, Oliveira WT, Sales CA, Ferreira PC. Significado do processo de morte/morrer para os acadêmicos ingressantes no curso de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 213 [citado em 214 jan 25]; 34(1):173-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v34n1/22.pdf |