Pôster
975 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO A PESSOA COM HIV/AIDS | Autores: Maria Joanna Darc de Melo França () ; Brígida Maria Gonçalves de Melo Brandão (Universidade de Pernambuco) ; Daniela de Aquino Freire (Universidade de Pernambuco) ; Lorrayne Felix de Lima (Universidade de Pernambuco) ; Amanda Regina da Silva Góis (Universidade de Pernambuco) ; Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas (Universidade de Pernambuco) |
Resumo: Introdução: Apesar da intensa divulgação sobre a infecção provocada pelo HIV, dúvidas fazem parte do cotidiano dos infectados, evidenciando-se a necessidade de orientações e informações fornecidas através de ações de educação em saúde que oportunizam esclarecimentos e motivam os clientes a viverem de forma mais saudável1. Objetivo: Verificar o impacto da educação em saúde como prática de enfermagem no cuidado a pessoa com HIV/AIDS. Descrição metodológica: Trata-se de uma revisão integrativa realizada conforme etapas descritas por Ganong2. A busca de dados aconteceu em agosto de 216, através da base de dados LILACS, com os descritores (DeCS): enfermagem and educação em saúde and HIV. Foram encontrados 65 artigos, porém, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão a amostra foi constituída por 5 artigos. Resultados: Os artigos foram publicados em periódicos nacionais em português (n=3) e inglês (n=2), de 211 a 216, são estudos com abordagem qualitativa (n=2), quantiqualitativo (n=1), quantitativo (n=1) e relato de experiência (n=1). Emergiram as categorias temáticas: Transformação dos sujeitos; Aceitação diagnóstica; Implementação de estratégias de autocuidado; Impacto na qualidade de vida. Conclusão: As ações educativas promovem mudanças significativas na vida dos indivíduos infectados pelo HIV a partir da reconstrução do conhecimento e hábitos de vida saudáveis. Contribuições/implicações para a Enfermagem: A educação em saúde é uma importante ferramenta para o cuidado de enfermagem, uma vez que atua na melhoria das condições de saúde das populações. Referências: 1. Galvão MTG et al. Temáticas produzidas por portadores de HIV/AIDS em grupo de autoajuda Rev. enferm. UERJ, 211; 19(2):299-34. 2. Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health. 1987; 1(1):1-11. |