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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 963

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


963

OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Autores:
Lhana Lorena de Melo Atanásio () ; Camila Maria Santos Mariz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Flávia Barreto Tavares Chiavone (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Larissa de Lima Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Manacés dos Santos Bezerril (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:
Introdução: a inclusão do espaço virtual na sociedade atual propicia a interação e compartilhamento de informações, nesse contexto o objeto virtual de aprendizagem é uma ferramenta de apoio ao processo de ensino/aprendizagem. Objetivo: identificar os itens necessários para compor o objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos de enfermagem. Método: estudo descritivo com abordagem quantitativa, para tal, foi utilizado cursos de curta duração, planos de cursos técnicos de enfermagem e livros sobre a temática. A amostra do estudo foi de 25 cursos, 16 planos de cursos e cinco livros. Dos cursos de curta duração, apenas (4%) especificava seu público alvo de forma que incluísse toda a equipe de enfermagem e não somente enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. Dentre os planos de curso, somente (37,5%) citava a temática. Resultados: com os livros e os cursos, pôde-se sintetizar o conteúdo do objeto virtual em quatro telas: Sistematização da Assistência de Enfermagem: conceito e benefícios; Aspectos ético-legais da Sistematização da Assistência de Enfermagem; Operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem; e Processo de Enfermagem: etapas e integração do técnico de enfermagem. Conclusão: Conclui-se que há necessidade de maior investimento no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem aos técnicos de enfermagem tanto na produção científica quanto nos ambientes de ensino. Contribuição para a enfermagem: O estudo contribui para o processo de ensino/aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem com apoio tecnológico e aprimoramento do cuidado com o paciente realizado por profissionais de enfermagem. Palavras Chaves: Enfermagem; Processos de Enfermagem; Tecnologia Educacional. Eixo II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Prêmio: Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Referências 1. Tabelo RA, Branco VLC, Daime A, Samuel SMW, Colares FM. The influence of a learning object with virtual simulation for dentistry: A randomized controlled trial. Int J Med Informatics. 216;85:68-75.