Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 960

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


960

FACEBOOK COMO TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA: PERCEPÇÕES DE ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores:
Joyce Mazza Nunes Aragão () ; Fabiane do Amaral Gubert (Universidade Federal do Ceará - UFC) ; Raimundo Augusto Martins Torres (Universidade Estadual do Ceará) ; Neiva Francenely Cunha Vieira (Universidade Federal do Ceará - UFC)

Resumo:
Introdução: O Facebook é uma rede social que pode ser utilizada como ambiente virtual de aprendizagem (AVA)(1). Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma intervenção educativa em saúde, mediada pelo Facebook. Objetivo: compreender as percepções de adolescentes escolares acerca do uso da mídia social Facebook como tecnologia de educação em saúde sexual e reprodutiva. Método: estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido em agosto de 215, com 96 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE, que concluíram uma intervenção educativa mediada pelo Facebook. As informações foram coletadas no próprio ambiente online, bem como em um questionário. Para coleta e análise dessas informações, utilizou-se a netnografia que é uma pesquisa observacional baseada em trabalho de campo online(2). Resultados: Os adolescentes manifestaram ter aprendido sobre saúde sexual e reprodutiva por meio do Facebook e reafirmaram a praticidade do uso dessa rede social, haja vista o fato de que muitos já estão inseridos e são assíduos desse ambiente, o que favoreceu a aprendizagem e o vínculo entre todos os participantes. Conclusão: o Facebook contribuiu para o aprendizado em saúde sexual e reprodutiva, de maneira interativa, lúdica e prática, amenizando a vergonha de alguns adolescentes para dialogar sobre a temática e aproximou os adolescentes do serviço de saúde. Contribuições para a enfermagem: os enfermeiros devem reconhecer que esses espaços virtuais na Internet podem ser territórios de produção do cuidado em saúde, especialmente com adolescentes. Referências: 1. Ferreira JL, Correa BRPG, Torres PL. O uso pedagógico da rede social Facebook. A Revista Digital da CVA-RICESU. 212; 7(28). 2. Kozinets RV. Netnografia: realizando pesquisa etnogáfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 214. Descritores: Enfermagem; Educação em saúde; Saúde do adolescente; Facebook. EIXO II – Formação e produção do conhecimento em Enfermagem. PRÊMIO: Rosalda da Cruz Nogueira Paim