Pôster
958 | Importância da Classificação de Risco na Urgência Obstétrica | Autores: Willeam Afonso Wanzeler () ; Georgeane Souza de Azevedo (Universidade do Estado do Pará) ; Silvana Furtado da Silva (Universidade do Estado do Pará) ; Lilia Pimenta de Moraes (Universidade do Estado do Pará) |
Resumo: Introdução: A classificação de Risco (CR) é um dispositivo dinâmico que identifica as pacientes que requerem tratamento mediato ou imediato. Esta classifica as usuárias em grupos e em cores que são: Grupo-1 Prioridade Máxima (Vermelho); Grupo-2 Prioridade I (Laranja); Grupo-3 Prioridade II (Amarelo); Grupo-4 Prioridade III (Verde) e Grupo-5 Prioridade IV (Azul) (BRASIL, 214). Objetivos: Esclarecer, de acordo com o protocolo, as usuárias da urgência/emergência obstétrica, com relação à importância da CR. Método: Este se baseou na metodologia da problematização de Charles Maguerez. A ação foi realizada na sala de espera da urgência/emergência da maternidade da Fundação Santa Casa, onde participaram todos os presentes. Esta se deu de forma lúdica e simples. Resultados: Através da ação, foi observado que as participantes se mostraram bem receptivas, interessadas e com um grau de entendimento relevante sobre CR. Foi explicado de forma clara e objetiva sobre o significado das cores da pulseiras e os sinais e sintomas observados para determinar a CR. Ainda, foram abordados a reclassificação e a grande demanda na urgência. Conclusão: A rede cegonha é uma das responsáveis pelo avanço dos cuidados na rede de atendimentos, pois diminuiu a mortalidade materna, neonatal e em tempo hábil. Contribuições para a Enfermagem: A importância do entendimento da CR por parte das usuárias facilita a assistência de enfermagem na urgência e é imprescindível para o bom desenvolvimento e controle das relações entre paciente e enfermeiro. Referencias: BRASIL, M.d.S. Manual de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia. Brasília, 214. PRADO, M.L do; VELHO, M.B.; ESPÍNDOLA, D.S.; SOBRINHO, S.H.; BACKES, V.M.S. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Rio de Janeiro. 212. |