Pôster
957 | A ENFERMAGEM FRENTE A INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA NA GESTAÇÃO. | Autores: Gisele Brasil Ramos () ; Márcia Lúcia Monteiro de Paiva (Centro Universitário do Pará) ; Jamayma de Nazaré Abreu Cordeiro (Centro Universitário do Pará) ; Maisa de Castro Brabo Alves (Centro Universitário do Pará) |
Resumo: DE PAIVA, M.L.M.*; CORDEIRO, J.N.A*; ALVES, M.C.B*;RAMOS, G.B** BARROS,C.S. D***
INTRODUÇÃO: A infecção pelo zika é transmitida pela picada da fêmea aedes aegypt. A incubação do vírus no homem gira em torno de 3 a 6 dias. Quando sintomática apresenta-se febre, exantema e cefaleia. OBJETIVOS: Socializar conhecimentos sobre a infecção causada pelo vírus zika. Associar a infecção pelo vírus a complicações na gestação. Exaltar a importância do enfermeiro frente a esse agravo. METODOLOGIA: Estudo exclusivamente bibliográfico. Utilizadas bases de dados, manuais e protocolos do Ministério da Saúde (MS). DISCUSSÃO: O vírus zika é transmitido pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypt, causando infecção febril, exantemática, sem grandes complicações, todavia a infecção em grávidas, altera o desenvolvimento do feto. Em 215, o MS confirmou a relação entre a infecção pelo vírus e a ocorrência da microcefalia, após pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, observarem o vírus em amostras de sangue e tecidos de um recém-nascido com microcefalia e outras malformações. É necessário que o profissional esteja capacitado a identificar sinais e sintomas da infecção, principalmente em grávidas, orientando medidas de proteção, e ofertando estratégias que o MS disponibiliza para mães de bebes com microcefalia. CONCLUSÃO: A infecção pelo zika é uma emergência em saúde no Brasil. O profissional necessita estar capacitado a oferecer assistência de qualidade, principalmente para o grupo mais suscetível, que são as grávidas, e realizando a notificação compulsória dos casos.
Descritores: Zika, Gravidez, Microcefalia.
Referências:
1- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Monitoramento dos casos de dengue, febre de chikungunya e febre pelo vírus Zika até a Semana Epidemiológica 52, 215.
2- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika. Brasília, Ministério da Saúde; 216.
*Acadêmicos do 7º período de Enfermagem do CESUPA
**Acadêmica do 8º período de Enfermagem do CESUPA
***Docente do curso de enfermagem do CESUPA e orientadora do trabalho
Contato: gisele_br_ramos@hotmail.com |