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956 | Perfil socioeconômico dos candidatos ao curso Técnico em Enfermagem | Autores: Edilene Rodrigues da Silva () ; Gilvania Magda Luz de Aquino (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Cleide Oliveira Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Francisca Idanésia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Ana Flávia de Souza Timóteo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: Estudo exploratório descritivo, objetiva identificar o perfil socioeconômico dos candidatos ao curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde, no período de 214-216. Os dados foram coletados em 2671 formulários de inscrição, fornecidas pelo Núcleo Permanente de Concursos da Instituição. Na análise identificou-se que a maioria são mulheres, com idade entre 21 e 25 anos, solteiras, pardos/mulatos, residem em Natal e no interior do estado. Entre os respondentes 45,9% refere nunca ter trabalhado e a renda familiar ser inferior a um ou menor que cinco salários mínimos. Quanto à escolaridade 8,2% cursa ou cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública, 83,4% referiram que estavam se inscrevendo na seleção pela primeira vez e 77,8% nunca ingressaram em um curso universitário. A maioria descreve que os cursos desta Escola atendem ao seu interesse, que a procuraram pela qualidade de ensino; como motivo real para a escolha do curso apontaram mercado de trabalho, possibilidades salariais e realização pessoal/vocação. Acerca do que esperam do curso, 84,5% relata formação profissional, voltada para o trabalho. Identifica-se a relevância da formação profissional em saúde, em uma perspectiva cidadã, integral e crítica, através do desenvolvimento de competências técnicas, políticas, humanas e éticas para a inserção no mundo do trabalho. O estudo revela que a forma de acesso aos cursos técnicos por meio de processo seletivo, em consonância com a lei de cotas, vem contribuindo para o atendimento das políticas governamentais de inclusão social e para a formação de trabalhadores para atuarem na melhoria das condições e da qualidade de vida da população, com vistas à promoção e educação em saúde.
DESCRITORES: Educação em Enfermagem. Atenção à Saúde. Qualificação Profissional.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
REFERÊNCIAS
Freire P. Educação e mudança. 13nd ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 211.
Pereira IB, Ramos MN. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz; 26. |