Pôster
952 | CAPACITAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO NOVOS SABERES | Autores: Lindalva Matos Ribeiro Farias () ; Ana Socorro de Moura (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIA DA SAÚDE) ; Maria Soneide Nunes de Oliveira (ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIA DA SAÚDE) |
Resumo: Introdução: A Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) adotou como pressuposto formar profissionais de saúde segundo diretrizes de um projeto político-pedagógico inovador. Nesse contexto, a Coordenação do Curso de Enfermagem/ESCS oferece Curso de Capacitação aos candidatos à docência, em um processo de aprendizagem centrada na resolução de problemas, na integração da teoria e prática, no trabalho em pequenos grupos e nos métodos ativos de ensino-aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem constrói-se nas circunstâncias pedagógicas dinâmicas, traduzindo a maneira de ver e fazer a educação e a formação em saúde. A compreensão dos princípios e das estratégias de aprendizagem e o reconhecimento do papel da docência nesse processo são essenciais para a construção de novos saberes, aquisição de habilidades e atitudes no exercício na nova prática profissional. Objetivo: Relatar a experiência da realização de cursos de capacitação docente em enfermagem/ESCS. Descrição Metodológica: Relato de experiência sobre a realização de Cursos de Capacitação Docente utilizando Metodologias Ativas. Resultados: Os candidatos têm a oportunidade de discutir e ancorar novos saberes docente, como a construção dos paradigmas educacionais utilizados pela ESCS, metodologias de ensino-aprendizagem, na perspectiva de articular contribuições para a formação do estudante. Conclusão: Observa-se com o curso uma compreensão dos princípios e das estratégias de aprendizagem, o reconhecimento e o valor da formação do docente para o exercício de sua prática futura, para que compreenda não apenas os saberes do conteúdo de ensino, mas também o método utilizado na escola. Contribuições para enfermagem: O docente capacitado contribui de forma satisfatória na formação de novos enfermeiros, dando direcionamento e orientação na construção do conhecimento, assim, preservando e desenvolvendo a capacidade crítica e reflexiva do estudante. Referência: Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra; 26.
Descritores: Enfermagem; Docência; Metodologia Ativa
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem |