COMUNICAÇÃO COORDENADA
943 | ENSINO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E SAÚDE MENTAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: 1969 a 2014 | Autores: Jeferson Rodrigues () ; Gisele Cristina Manfrini Fernandes (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Silvana Silveira Kempfer (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Monica Mota Lino (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jessicamila Iglesias (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Camila Fuentes Olmos (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: O ensino da enfermagem psiquiátrica e saúde mental atravessa mudanças conforme as Reformas Curriculares e Psiquiátrica, requer análises históricas e contextuais para se refletir os melhores caminhos pedagógicos e clínicos a serem impetrados. Objetivo: investigou-se como se materializa o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1969 a 214. Método: estudo com abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo cuja coleta de dados foi por entrevista individual e documentos oficiais. Os sujeitos do estudo foram professores efetivos que lecionaram e lecionam a disciplina de enfermagem psiquiátrica e saúde mental, e discentes egressos no período citado. Os dados foram analisados segundo os preceitos da análise temática. A análise documental envolveu os projetos pedagógicos do curso e os planos de ensino. Parecer ético nº 724.426. Resultados: as mudanças curriculares no período estudado foram influenciadas pelas Reformas Curriculares e Psiquiátrica, tendo em vista que as mais significativas foram a partir do ano de 21 com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Lei 1.216. Dentre estas mudanças apresentadas pelos docentes destacam-se campos de prática, métodos de ensino e integração entre disciplinas. Os egressos afirmam que a disciplina contribuiu para a prática profissional. Conclusões: as mudanças curriculares ocorreram mais por demandas legais do que internas e há necessidade de formação pedagógica e clínica para os docentes que ministram a área específica. Os alunos egressos referiram a necessidade da disciplina para a integralidade do cuidado profissional. Implicações para a Enfermagem: maior participação e acompanhamento docente na formulação do perfil do egresso, nas Reformas Curriculares e Psiquiátrica são essenciais para o ensino da área específica. |