Pôster
931 | DESAFIOS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NOS DESASTRES NATURAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Priscilla Farias Chagas () ; Danielle de Mendonça Henrique (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Karla Biancha Silva de Andrade (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Introdução: Nos últimos anos, a relação insustentável que o ser humano vem estabelecendo com o meio ambiente tem aumentado o número de desastres naturais¹. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil evidencia no Brasil 31.99 desastres foram registrados2. Objetivo: Identificar publicações cientificas que abordem atividades assistenciais desenvolvidas por enfermeiros em situações de desastres naturais. Metodologia: Revisão integrativa, na base de dados da Biblioteca Virtual em saúde. Selecionados publicações com texto completo, entre 26-16, em inglês, espanhol e português. Que abordem atendimento em situações de desastres naturais. Resultados: Foram encontradas 22 publicações, após a análise e critérios de seleção, resultaram em seis, discutindo seu impacto dos desastres para saúde, risco de danos físicos, doenças agudas e traumas emocionais, e aumento da morbimortalidade associada às doenças crônicas e infecciosas3. Conclusão: O aumento eminente dos riscos de desastres naturais exige um sistema de saúde organizado para prevenção, resposta imediata e recuperação pós desastre. Contribuições para a Enfermagem: Na ocorrência de um desastre natural o enfermeiro deve apresentar raciocínio clínico para a tomada de decisão, capacidade física e psíquica para lidar com situações de estresse, habilidade e capacidade de trabalhar em equipe.
Descritores: Desastres Naturais, Emergências.
Referencia:
1. INSTRUÇÃO NORMATIVA n. 1, de 24 de agosto de 212. Diário Oficial da União. Seção 1, n. 169, quinta-feira, 3 de agosto de 212.
2. BRASIL. Defesa Civil. Escola de Defesa Civil. Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, 214. Brasília: Defesa Civil, 214.
3. Shoaf K. Organizing the health sector for response to disasters. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 214 Sep [cited 216 Sep 6] ; 19( 9 ): 375-3715. |