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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 916

Pôster


916

Construção do Mapa Falante como instrumento para diagnóstico situacional no PET-Saúde GraduaSUS: relato de experiência

Autores:
Eluana Vieira da Silva () ; Murilo Henrique da Silva Souza (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Márica Espíndola da Silva (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Glória Garcia dos Santos (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Claudete Ferreira do Nascimento (Faculdade UNIGRAN Capital) ; Vânia Paula Stolte-rodrigues (Faculdade UNIGRAN Capital)

Resumo:
Introdução: A Territorialização é uma ferramenta utilizada para nortear o planejamento na Estratégia Saúde da Família, possibilitando a localização e visualização de populações, objetos e fluxos, ampliando o conhecimento sobre a situação de saúde da comunidade¹. Objetivos: Conhecer o território atendido por uma equipe do PET/Saúde GraduaSUS, realizando o diagnóstico situacional por meio da construção do Mapa Falante. Métodos: Trata-se de um levantamento e informações para diagnóstico e posterior planejamento de ações realizado por acadêmicos do 2º, 4º e 8º semestre do curso de enfermagem inseridos no PET/Saúde GraduaSUS. Para isso, utilizou-se o método de construção do Mapa Falante. Resultados e Discussão: os acadêmicos buscaram conhecer a realidade da área atendida pela Equipe de Saúde da Família realizando visitas domiciliares com o enfermeiro e Agentes Comunitários de Saúde. A elaboração do Mapa Falante do território possibilitou o ganho do conhecimento sobre a temática de Territorialização na Atenção Básica, além de permitir a criação de vínculo com a comunidade, muito importante para a efetividade das ações planejadas. Considerações finais: A integração ensino-serviço-comunidade, neste caso viabilizada pelo PET-Saúde GraduaSUS, contribuem para um crescimento integrado dos acadêmicos de enfermagem, que aprendem fundamentos essenciais para sua vida profissional, pautado nos novos rumos que a enfermagem tem seguido, não tendo mais seu enfoque somente no ambiente escolar e/ou clinico, mas também na visão de serem mais preparados para atuar na comunidade, sobretudo em serviços de saúde educativa. A ferramenta do Mapa Falante mostra-se bastante efetiva para o estudo dos acadêmicos sobre a Territorialização do SUS. Referência: ¹Gondim, G.M.M.; Monken, M.; Luisa Iñiguez Rojas, L.I.; Barcellos, C.; Peiter, P.; Navarro, M.; Gracie, R. O território da Saúde: A organização do sistema de saúde e a Territorialização. Disponível em: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/TEXTOS_CURSO_VIGILANCIA/2.pdf Acesso em agosto de 216. Descritores: ensino, enfermagem em saúde comunitária, Atenção Primária à Saúde