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912 | A ATIVIDADE DO BRINCAR NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA | Autores: Ana Paula Carneiro Tavares () ; Aderlaine da Silva Sabino (ULBRA) ; Wagner Ferreira Monteiro (ULBRA) ; Fabiane da Silva Vale (ULBRA) |
Resumo: A atividade do brincar durante a internação da criança deve estar presente em todas as etapas, pois se configura a ferramenta essencial ao seu bem-estar psicossocial e emocional, favorecendo a melhora das condições clínicas, estabilização dos sinais vitais no perioperatório, alívio da ansiedade gerada, necessitando incentivo a prática do uso do brinquedo, fornecendo a compreensão do tratamento e esclarecendo conceitos errôneos sobre a hospitalização1,2,3,4. Relatar a vivencia sobre a importância da atividade do brincar na assistência de enfermagem perioperatória. Relato de experiência no Módulo de Prática Supervisionada de acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus, no Centro Cirúrgico de um Pronto Socorro de referência de Manaus/Amazonas, no mês de Abril de 216, onde foi realizada a assistência de enfermagem utilizando o brinquedo. A presença do brinquedo proporcionou distração, relaxamento e relação de empatia. Foi possível elucidar que o brinquedo apresenta significado ímpar na vida da criança, vislumbra-se que esta prática seja consolidada na rotina das unidades pediátricas cirúrgica, ao considerar os benefícios que este proporciona a criança.
¹Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA. Contato: anapctavares@hotmail.com
2Enfermeira Especialista em Enfermagem Clínico Cirúrgico. Mestre em Enfermagem. Mestrado em Associação Ampla da Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil. Contato: aderlainesabino@yahoo.com.br
3Enfermeiro Especialista em Saúde Pública e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Luterana do Brasil. Contato: wfmonteiro2@gmail.com
4Enfermeira Especialista em Controle de Infecção Hospitalar. Contato: valeoliveirafabiane@gmail.com
REFERENCIAS
1. Kiche MT, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta paul. enferm. [Internet]. 29[cited 211 jun 3];22(2):125-3. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n2/a2v22n2.pdf.
2. Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetivos de pesquisa. Rev Saude Publica [Internet]. 25 [cited 211 jun 3];39(3):57-14. Disponível em: .
3. Silva SH, Jesus IC, Santos RM, Martins DC. Humanização em pediatria: o brinque |