Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 911

Pôster


911

Aperfeiçoamento de discentes inseridos na prática da Metodologia Ativa

Autores:
Bárbara de Caldas Melo ()

Resumo:
Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem (MAEA) possibilitam de trazer o estudante para o centro da discussão, sendo ele o responsável pela construção do seu conhecimento¹. Há 1 anos a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) trabalha com uma proposta de ensino que utiliza o currículo integrado e flexível, de modo que facilite a articulação entre teoria e prática². O presente estudo investiga a adaptação do discente do curso de Enfermagem em sua formação acadêmica na MAEA, analisa as fortalezas e fragilidades dessa metodologia e habilidades adquiridas para a vida profissional. Realizou-se uma pesquisa descritiva utilizando questionários estruturados específicos para este estudo, aplicados à 6 estudantes do curso de Enfermagem da ESCS, pertencentes a 2ª, 3ª e 4ª séries. Os dados foram analisados pelo programa Epi Info. Evidenciou-se que a maioria dos estudantes estão adaptados, considerando ser críticos-reflexivos e valorização do trabalho em equipe como fortalezas e, como fragilidades, a maturidade que é exigida do discente e a falta de suporte do docente como facilitador do ensino. O discente percebe-se mais autônomo e capaz de desenvolver raciocínio clínico, com visão biopsicossocial do paciente. A formação dos estudantes estão em consonância com os princípios do SUS³, tornando o futuro profissional comprometido, crítico e reflexivo4. O estudo reforça a MAEA como um exemplo de modelo de ensino promissor e ativo. Referências: FAMEMA. Faculdade de Medicina de Marília. Currículo do Curso de Enfermagem. Marília: Departamento de Enfermagem, 1997; Berbel NAN. A Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: diferentes ternos ou diferentes caminhos? Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.2,n.2, 1998; Escola Superior de Ciências da Saúde. Curso de graduação em Enfermagem/FEPECS. Brasília. Disponível em http://www.escs.edu.br/lerconteudo.php?conteudoId=29; Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na formação do profissional de saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, 13(2): 2133-2144, 28.