COMUNICAÇÃO COORDENADA
903 | AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM O USO DO PORTFÓLIO | Autores: Maria Lucélia da Hora Sales () ; Isabel Cristina K Cunha (UNIFESP) ; Thatiana Fonseca Peixotp (Cesmac) ; Camila Aparecida de Oliveira Alves (Cesmac) |
Resumo: Introdução. O portfólio é um instrumento que potencializa a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento, do desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos (docentes e discentes). É um instrumento que auxilia no crescimento do aluno, já que o objetivo da construção do portfólio é que se leia mais e reflita sobre o que leu, bem como se posicione a partir de sua reflexão e amplie a busca de respostas (FERREIRA; BUENO, 25). Objetivo. Analisar o uso do portfólio como ferramenta de avaliação utilizada na graduação. Método. Trata-se de um estudo de caso, aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da UNIFESP, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido em uma Universidade Estadual de Saúde, com 66 egressos, 82 discentes e 9 docentes que utilizaram o portfólio durante a graduação no módulo de Ambiente Saúde e Sociedade. Foi utilizada a escala de LIKERT, cujo propósito é registrar o nível de concordância ou discordância. Foi estruturado em duas dimensões distintas com sete assertivas. Resultados. Foi trazido um recorte da tese, onde na questão “O portfólio adotado permite/permitiu a aquisição de conhecimentos para o exercício profissional, os dois maiores percentuais corresponderam a “Concordo” e “Concordo totalmente”, sendo que entre os Egressos e os Docentes mais da metade correspondeu a categoria “Concorda” e entre os Discentes os percentuais foram respectivamente 4,9% e 43,9% e não foram registradas diferenças significativas (p > ,5) entre os grupos e nem entre os pares de grupos. Conclusão. O processo ensino-aprendizagem utilizando metodologias ativas a exemplo do portfólio, é cada vez mais valorizado na prática educativa. Sua finalidade é formar profissionais criativos, curiosos e capazes de refletirem e transformarem a realidade, adquirindo assim competências entre o pensamento crítico e reflexivo para futuros profissionais de saúde.
Palavras-chave. Currículo, Avaliação, Portfólio. |