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902 | CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM PARA A DISCIPLINA DE SAÚDE MENTAL | Autores: Ítala Keane Rodrigues Dias () ; Olga Feitosa Braga Teixeira (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA) ; Ilara Parente Pinheiro Teodoro (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA) ; Maria do Socorro Vieira Lopes (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA) ; Maria de Fátima Antero Sousa Machado (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA) ; Evanira Rodrigues Maia (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA) |
Resumo: Na enfermagem é fundamental buscar o desenvolvimento de habilidades e atitudes durante a graduação, no mesmo grau de importância que a aquisição de conhecimento teórico. Assim, o plano de ensino das disciplinas deve concordar com a prática profissional pautadas nas necessidades da comunidade (1). Este estudo propõe descrever a reorganização do plano de ensino da disciplina de saúde mental do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Estadual. O trabalho é produto da disciplina de Metodologia do Ensino Superior do curso do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Foi proposto que grupos de mestrandos analisassem e organizassem o documento de planejamento educacional de uma disciplina do curso de graduação em enfermagem. O plano de saúde mental demonstrou um modelo de currículo tradicional, contendo uma lista de conteúdos, com poucos recursos didáticos e metodológicos. Não se identificou competências e objetivos de aprendizagem. Com isso, houve modificações estruturais e de conteúdo do plano, utilizado como subsidio as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso e enfermagem, a qual reafirma o dever das Instituições formar profissionais voltados para o Sistema Único de Saúde, e a Taxonomia de Bloom, por ser um instrumento capaz de apoiar o planejamento didático-pedagógico e identificação dos objetivos ligados ao desenvolvimento cognitivo do aluno para aquisição de conhecimentos, competências e atitudes (2). Ao final, o documento construído passou a conter quatro competências com os respectivos objetivos de aprendizagem e objetivo geral, atendendo os seis níveis de aprendizagem da taxonomia de Boom (Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese, Avaliação), além dos conteúdos, materiais e metodologias. Percebe-se a necessidade da reorganização e adaptação dos planos de ensino das demais disciplinas da instituição, na perspectiva de legitimar os currículos, para a modificação de um ensino centrado em saberes disciplinares a um ensino definido pela produção de competências.
DESCRITORES: Ensino, Enfermagem, Educação, Competência Profissional.
REFERÊNCIAS
1. Reis FJC, Souza CS, Bollela VR. Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Medicina (Ribeirão Preto). 214; 47(3): 272-9.
2. Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. São Carlos. 21; 17(2): 421-431. |