Pôster
901 | DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENFERMAGEM NAS PUBLICAÇÕES: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO | Autores: Maria Regina Araujo Reicherte Pimentel () ; Elizabeth Teixeira (Faculdade de Enfermagem-UERJ) ; Alba Lucia Castelo Branco (Faculdade de Enfermagem-UERJ) ; Mariana Romão Abrantes (Faculdade de Enfermagem-UERJ) ; Andressa Silva Pereira Xavier de Mattos (Faculdade de Enfermagem-UERJ) ; Letícia Guimarães Fassarela (Faculdade de Enfermagem-UERJ) |
Resumo: Introdução: A Enfermagem vivencia processo de discussão sobre a necessidade de reelaborar as Diretrizes Curriculares para a formação do enfermeiro. Para tal é relevante conhecer o pensamento sobre as mesmas, a partir das publicações científicas, que se tornou o objeto deste estudo. Objetivo: Traçar o perfil das publicações científicas sobre as DCN de enfermagem no período de 21 a 215. Descrição metodológica: Estudo descritivo, quantitativo, do tipo bibliometria, com consulta nas bases de dados virtuais (BVS, LILACS, Scielo e BDENF), em que foram analisadas por estatística simples, 94 publicações que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão. Resultado: As publicações são contínuas, de 23 até 215, sendo que 23 e 24 são os anos que detêm o maior número de artigos (11 cada), correspondendo a 23,4%, apresentam 261 autores, sendo 87% enfermeiros; a REBEN é o periódico com mais publicações 36%(34). Os três principais descritores foram: educação em enfermagem, enfermagem e currículo e os principais tipos de publicações foram artigos originais(4), reflexões(36), revisões(12) e relatos de experiência(6). Os principais enfoques foram: adequação e implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais(2) e competências e habilidades específicas(14). Conclusão: As DCN são uma temática de interesse para os enfermeiros, refletindo a preocupação com a formação de novos enfermeiros. Contribuições para enfermagem: Apresenta possibilidades variadas de estudo das temáticas presentes nos artigos. Referências: Fernandes JD; Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm. 213; 66(esp):95-11; Teixeira E; Fernandes JD; Andrade AC; Silva KL; Rocha MEMO; Lima RJO; Panorama dos cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil na década das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Enferm. 213; 66(esp):12-1.
Descritores: Enfermagem; Formação; Projeto Politico. |