Pôster
898 | Referenciais teóricos e instrumentos de avaliação do pensamento crítico | Autores: Fernando Riegel () ; Maria da Graça de Oliveira Crossetti (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: 1. Fernando Riegel
2. Maria da Graça de Oliveira Crossetti
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Objetivos: identificar os referenciais teóricos e instrumentos para a avaliação do pensamento crítico (PC) que tem embasado estudos na área da saúde. Método: revisão integrativa da literatura, com busca de artigos científicos em português, inglês e espanhol nas bases de dados LILACS, SCIELO, IBECS, MEDLINE/ PubMed e SCOPUS, utilizando os descritores pensamento, thinking, teaching e nursing. Foram selecionados artigos publicados entre os anos 21 e 215, identificando-se 3147 artigos e desses, foram selecionados 23 artigos. Resultados: todos os artigos analisados descreveram algum tipo de referencial teórico para dar sustentação às pesquisas. A análise dos estudos foi realizada seguindo as seis etapas utilizando-se um quadro sinóptico com as principais informações a serem coletadas nas produções científicas e que revelou três categorias relevantes: referenciais teóricos de pensamento crítico, aplicação do pensamento crítico na área da saúde e instrumentos de avaliação do pensamento crítico. Conclusão: 6% dos estudos analisados referenciaram Peter Facione no embasamento de suas propostas de pesquisa. Foram identificados oito diferentes instrumentos de avaliação do PC que estão sendo explorados na área da saúde. Assim, notou-se necessidade de novas pesquisas para compreender tal fenômeno e seus efeitos no ensino e assistência na área da saúde. Implicações para enfermagem: o pensamento crítico constitui-se em importante competência a ser desenvolvida pelos enfermeiros no processo de formação, com vista à tomada de decisão clínica acurada na aplicação do Processo diagnóstico de enfermagem. Descritores: Pensamento; Ensino; Avaliação.
Referências
1. Bittencourt GKGD, Crossetti MGO. Habilidades de pensamento crítico no processo diagnóstico em enfermagem. Rev Esc Enferm USP 213; 47(2): 341-7.
2. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 28; 17(4):758-64.
3. Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Lima AAA, Góes MGO, Saurin G.Elementos estruturais do pensamento crítico de enfermeiros atuantes em emergências. Rev Gaúcha Enferm 214; 35(3): 55-6.
4. Facione PA. Critical thinking: a statemet of expert consensus for purposes of educacion
1. Enfermeiro. Mestre em Educação (UNISINOS). Doutorando em Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeiro Assistencial do Serviço de Enfermagem Cirúrgica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS).
2. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente Titular do Departamento de Enfermagem Cirúrgica (DEMC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). |