Pôster
897 | EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS PATÓGENOS TRANSMITIDOS PELO SANGUE NO SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA | Autores: Sara da Silva Khalil () ; Omar Arafat Kdudsi Khalil (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)) ; Luís Carlos Lopes-júnior (Universidade de São Paulo (USP)) ; Emiliana Bomfim (Universidade de Saskatchewan, Faculdade de Medicina, Canada) ; Luís Fernando Landucci (Universidade de Saskatchewan, Faculdade de Medicina, Canada) ; Maria de Lourdes Sperli Geraldes Santos (Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto (FAMERP)) |
Resumo: Introdução: Os acidentes ocupacionais com material biológico apresentam altos índices de subnotificação e são um problema de saúde pública devido ao risco de contaminação pelos vírus HIV, HCV e HBV1. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de exposição ocupacional a materiais biológicos, identificar o cenário do acidente e examinar as estratégias de manejo pós-exposição de profissionais. Método: Foi realizada uma revisão retrospectiva dos acidentes ocupacionais com materiais biológicos notificados no Serviço de Atendimento Especializado de São José do Rio Preto-SP (Janeiro de 211 a Julho de 212). Análise estatística descritiva e o teste do qui-quadrado foram utilizados na análise de dados. Resultados: Dos 43 eventos analisados, 278 (71,1%) ocorreram em profissionais de saúde, principalmente em auxiliares de enfermagem e a exposição percutânea (83,4%) foi a mais frequente. A exposição ocupacional predominante foi o descarte inadequado 11 (28,57%) – Figura 1. Os locais de trabalho com maior exposição a acidentes por agulhas e lâminas foram hospitais (61,44%). Em 47,91% dos casos a estratégia de conduta pós-exposição foi a lavagem com água e sabão. Conclusão: Os acidentes implicam em maior risco de transmissão de doenças graves. São necessários maiores avanços no desenvolvimento de políticas públicas para este problema. Contribuições para enfermagem: O avanço em políticas públicas, fiscalização efetiva de normas regulamentadoras e o entendimento político-educacional dos profissionais no cuidado em saúde propiciarão práticas mais seguras para enfermeiros e outros profissionais com consequente redução nas taxas de acidentes ocupacionais.
Referências:
1- Jagger J, Berguer R, Phillips EK, Parker G, Gomaa AE. Increase in sharps injuries in surgical settings versus nonsurgical settings after passage of national needlestick legislation. J Am Coll Surg 21; 21: 496-52.
Palavras-chaves: Exposição Ocupacional. Pessoal de Saúde. Enfermagem do Trabalho. |