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895 | MODOS DE VER A REVOLTA DA VACINA PELA CAPA DA REVISTA DA SEMANA (1904) | Autores: Mercedes Neto () ; Mary Hellem Fonseca (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Júlia Nascimento (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Ricardo Mattos Russo Rafael (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Sonia Acioli (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Amanda de Lucas Xavier Martins (Faculdade de Enfermagem da UERJ) |
Resumo: Introdução: A Revolta da Vacina foi um movimento sanitário e político, embasado pela manifestação popular ocorrida em 194 na cidade do Rio de Janeiro, desencadeada em virtude da campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola. Este assunto foi tema de matérias jornalísticas e representações em imagem nas revistas e jornais de grande circulação à época, como a Revista da Semana, que publicou em novembro deste ano, capa com desenho motivado por este movimento. Objetivo: analisar iconograficamente a capa da Revista da Semana de outubro de 194 com tradução pela linguagem imagética o cuidar e prevenir em saúde pública. Descrição Metodológica: Trata-se um estudo na perspectiva histórica, com base de análise na iconologia de Panofsky, nível iconografia. Resultados: ao analisar a imagem de capa da Revista da Semana, a leitura iconográfica de um homem em posição de comando frente a outro homem, foi lida com perspectivas ao repertório vivido pelo artista, as influências sociais e políticas da arte neste período, e as inferências de sentido que a imagem traduz. Esta tradução mostrou a influencia do Estado nas medidas de cuidado a população de forma unidirecional, onde o poder se concentrava no Congresso Nacional, e o povo se colocava na posição de submisso. Conclusões: a representação pictórica construída da Revolta da Vacina tendo como base o desenho de capa da pela Revista da Semana ratifica o discurso da necessidade de participação da população nas ações de saúde preventiva que utilizam. Contribuições/implicações para a Enfermagem: Compreender a percepção da população quando se insere medidas preventivas na atenção básica ao longo do tempo proporciona ao enfermeiro entendimento nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças imunopreveníveis.
Descritores: Revolta da Vacina, Enfermagem, Saúde Preventiva.
Eixo II – Formação e Produção do Conhecimento
Referências:
1. PANOFSKY, E. Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: Significado nas Artes Visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2ª ed., 1986, p. 47-65.
2. BRASIL, Ministério da Saúde. Programa nacional de imunizações 4 anos. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde; 213.
3. SCHATZMAYR HG. A varíola, uma antiga inimiga. Cad. Saúde Publica. 21; 17(6):1525-153. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S12-311X21637&lng=en&nrm=iso> Acessado em 2 out 216.
4. TEMPORÃO, JG. O Programa Nacional de Imunizações. História, Ciências e Saúde: Manguinhos, v.1, suplemento 2, Rio de Janeiro, 23, p.61 – 617. |