Pôster
890 | Fatores associados ao tempo decorrido entre o surgimento dos primeiros sintomas e o início do tratamento para tuberculose pulmonar: um estado da arte. | Autores: Claudia dos Santos Ozela () ; Kamila Nancy Gonçalves da Gama (Universidade do Estado do Pará) ; Barbara Lopes Paiva (Universidade do Estado do Pará) ; Samantha Pereira Caldas (Universidade do Estado do Pará) ; Angela Maria Rodrigues Ferreira (Universidade do Estado do Pará) |
Resumo: O diagnóstico precoce da tuberculose pulmonar (TB) e o início imediato do tratamento são suas principais ferramentas de controle1 e deve-se realizar esforços para encontrar precocemente o paciente, oferecendo tratamento adequado2. Objetivou-se identificar estudos que abordassem fatores associados ao tempo dos primeiros sintomas e o início do tratamento da TB. Trata-se de um estado da arte, com as seguintes base de dados: LILACS, PubMed, SciELO, BVS e CEPEn. Utilizou-se como descritores: Tuberculose pulmonar AND Diagnóstico tardio AND Tratamento; Tuberculosis Pulmonary AND Delayed Diagnosis AND Therapy. Incluiu-se estudos completos, online, em português e inglês, publicados de 21 a 215. Excluiu-se as publicações repetidas. Analisou-se 32 estudos. Estes são majoritariamente internacionais e artigos. Os estudos brasileiros foram publicados mais no Sudeste, em 212 e de natureza quantitativa. Os fatores como desinformação dos pacientes, deficiência no conhecimento da doença pelos profissionais, pouco investimento em política de saúde, dificuldade no acesso aos serviços de saúde, associam-se a dificuldade no diagnóstico e tratamento da TB3. Assim, há necessidade de desenvolver pesquisas sobre a temática, expandindo conhecimentos e sensibilizando as equipes de enfermagem para identificação precoce dos casos, permitindo a quebra da cadeia de transmissão, visando o controle efetivo da TB.
1 Pinheiro PGOD, et al. Busca ativa de sintomáticos respiratórios e o diagnóstico tardio da tuberculose. Rev Rene. 212. 13(3): 572-81.
2 Lafaiete RS, Souza FBA, Motta MCS. O atraso no diagnóstico da tuberculose. J. res.: fundam. Care. 213. 5(3): 174-18.
3 Maior ML, Guerra RL, Cailleaux-Cezar M, et al.- Tempo entre o início dos sintomas e o tratamento de tuberculose pulmonar em um município com elevada incidência da doença. J Bras Pneumol. 212. 38(2): 22-29.
Descritores: Tuberculose pulmonar; Saúde pública; Educação em enfermagem. |