Pôster
889 | DIREITO AO ACOMPANHANTE: UMA ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO PARTO | Autores: Enilsa Vicente Ferreira () ; Christina Souto Cavalcante Costa (FACILDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS) ; Denise Pereira Gonçalves (FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS) |
Resumo: DIREITO AO ACOMPANHANTE:
UMA ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO PARTO
O momento do parto è uma etapa significativa para parturiente, recém-nascido e familiar; processo demorado que provoca profundas mudanças fisiológicas e psicológicas, proporcionando-nos a oportunidade de colocar em prática nossas habilidades para assistir ao nascer com qualidade1. Teve como objetivo refletir sobre a participação do acompanhante no momento do parto e, seu relacionamento com a equipe de saúde. Este trabalho é um estudo bibliográfico qualitativo que buscou identificar a produção científica sobre humanização no parto e assistência prestada a puérpera nos períodos pré-parto, parto e pós-parto, bem como a importância da presença de um acompanhante. A humanização da parturição, quanto à legitimidade da participação da parturiente nas decisões, está pautada no diálogo com a mulher, na inclusão do acompanhante no parto, além da busca por melhoria na relação da instituição hospitalar e seus clientes.2 O parto entendido como humanizado não deseja abolir as tecnologias alcançadas para auxiliar a mulher nesse processo, porém elas não devem ser usadas rotineiramente, medicalizando o parto ou tornando-o estritamente cirúrgico.3 Trata-se de processo em construção, envolvendo aspectos físico-ambientais das instituições de saúde, qualificação dos profissionais de saúde e a cultura das usuárias, mantendo muito arraigada a atitude submissa diante de seus direitos como usuárias do Sistema Único de Saúde. (Parto, direito da mulher e humanização)
1. GOLDMAN, Rosely E. Análise da assistência ao trabalho de parto e parto, realizado por enfermeiros obstetras. 1997. Dissertação (Mestrado) - Escola de enfermagem - USP, são Paulo, 1997.
2. Diniz CSG. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Cien Saúde. Colet. 25; 1(3): 627-37.
3. Cechin PL. Reflexões sobre o resgate do parto natural na era da tecnologia. Rev Bras Enferm. 22; 55(4): 444-48. |