Pôster
888 | PERFIL DOS USUÁRIOS E SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO | Autores: Priscilla de Souza Kreusch () ; Patrícia Madalena Vieira Hermida (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Eliane Regina Pereira do Nascimento (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sarah Soares Barbosa (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sabrina Regina Martins (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luciana Bihain Hagemann de Malfussi (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: no universo da Rede de Atenção às Urgências do Sistema Único de Saúde, estão as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)1. A satisfação dos usuários está relacionada a sua expectativa e percepção sobre os serviços recebidos2. Objetivos: identificar o perfil dos usuários e a sua satisfação com o atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento. Metodologia: estudo avaliativo, quantitativo, realizado no sul do Brasil, de junho/215 a agosto/216, mediante um formulário com perguntas fechadas. Constituíram a amostra 459 usuários. Para análise utilizou-se estatística descritiva. Resultado: predominaram usuários do sexo feminino (n=272; 59,3%), com idade de 2 a 29 anos (n=18; 23,5%) e com ensino fundamental incompleto (n=182; 39,7%). Sobre a satisfação, na dimensão respeito 427 (93,%) e 387(84,3%) usuários responderam que “sempre” foram respeitados pelos enfermeiros e pelos outros profissionais, respectivamente. Os usuários avaliaram a comunicação do enfermeiro predominantemente como “boa” (n=231; 5,3%) e “muito boa” (n=217; 47,2%), enquanto a comunicação dos demais profissionais foi “muito boa” (n=227; 49,5%) e “boa” (n=26; 44,9%). Conclusão: a maioria dos usuários está satisfeito com o modo como são tratados pelos profissionais da UPA. Implicações/Contribuições para a Enfermagem: os achados poderão subsidiar a elaboração de estratégias para melhorar ainda mais a assistência aos usuários da UPA.
Referências:
1. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 161 de 7 de julho de 211. Estabelece diretrizes para a implantação do componentes Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências. Diário oficial da União, Brasília (DF). 211, 8jul; Seção 1: 7:72.
2. Oliveira OR, Martins EP, Santana JLB, Bezerra SRS, Dourado AT. Avaliação dos usuários sobre a qualidade do atendimento odontológico prestado por alunos de odontologia. RFO UPF. 212; 17(3): 319-25.
Descritores: Organização e administração. Avaliação de Serviços de Saúde. Serviços Médicos de Emergência.
EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde. |