Pôster
887 | APLICATIVOS DE CELULAR NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO | Autores: Sarah Soares Barbosa () ; Jeferson Rodrigues (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Caroline Poletto Favero (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Priscilla de Souza Kreusch (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: o suicídio é considerado um problema social impactante na atualidade. Com isso, planos de segurança tem sido sugeridos como intervenção para pessoas que apresentam risco de suicídio1. Objetivo: compreender se os aplicativos de celulares podem influenciar na prevenção do suicídio. Método: revisão integrativa da literatura baseada no referencial teórico de Ganong. Selecionou-se a pergunta de pesquisa e definiu-se como critérios de inclusão artigos publicados entre 211 e 216, nos idiomas português, inglês e espanhol. Critérios de exclusão: artigos que não contemplavam o escopo do estudo. Os termos de busca foram: Suicide, Prevention, APP e Phone, nas bases de dados CINAHL®; Academic Search Premier®; Google Scholar®; Web of Science®; SCOPUS®; MEDLINE®; e Biblioteca Virtual em Saúde®; Scielo® através do Portal CAPES. Os dados foram sistematizados e organizados em tabelas. Resultados: Foram encontrados oito artigos que atendiam os critérios de busca. Viu-se que há um número crescente de aplicativos para celular que contemplam a prevenção de suicídio e vê-se que os mesmos são importantes para pessoas que estão distantes de serviços de saúde e/ou que não acessam ou são resistentes aos serviços. Em geral, os aplicativos são de uso fácil e os resultados mostram que são capazes de reduzir a ideação suicida e ampliam os recursos para as pessoas em momentos de crise. Conclusões: os aplicativos de celulares estudados nas produções científicas contribuem para a prevenção do suicídio e colaboram na aderência ao tratamento. Implicações para a Enfermagem: a utilização de tecnologias na prevenção de suicídio é um recurso que necessita ser mais apropriado pela enfermagem tendo em vista que nenhuma produção teve participação de enfermeiros.
Referências:
1. Larsen JLS, Frandsen H, Erlangsen A. MYPLAN – A Mobile Phone Application for Supporting People at Risk of Suicide. Crisis. 216; 37. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26831213 (Acessado 7 Setembro 216).
Descritores: Suicídio. Enfermagem Psiquiátrica. Saúde mental.
Eixo II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |