Pôster
884 | INTERFERÊNCIAS NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE | Autores: Gilvania Magda Luz de Aquino () ; Edilene Rodrigues da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Cleide Oliveira Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Francisca Idanésia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Ana Flávia de Souza Timóteo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: A permanência e evasão escolar vem sendo motivo de reflexão, no sentido de compreender fatores que influenciam no êxito estudantil em diferentes níveis de formação, inclusive na Educação Profissional. Este estudo exploratório descritivo objetiva identificar os fatores que interferem na permanência e êxito dos estudantes dos cursos técnicos da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa ocorreu durante seis meses, com análise dos documentos institucionais e aplicação de questionários junto aos docentes e discentes. Entre as causas de evasão e retenção, elencam-se trabalho; oportunidade de outro curso; dificuldade de acompanhar ou não identificação com o curso; problemas familiares, pessoais, socioeconômicos; falta de interesse, responsabilidade, motivação; falta de pontualidade e assiduidade; dificuldade de deslocamento; atividades extraclasse; conflito de horário; falta de estudo; metodologia de ensino; processo de avaliação contínua. Como estratégias que favorecem a permanência e êxito, o estudo destacou: flexibilidade de horários; metodologias motivacionais; bolsa de estudo; informação do curso; articulação curso/trabalho/família; compromisso do aluno; qualificação docente; e acompanhamento discente. A permanência e êxito do estudante da saúde demanda ação coletiva, articulada, que possibilite assegurar qualidade da formação e construção de competências necessárias aos profissionais da saúde. A fim de favorecer a permanência e êxito dos estudantes na Instituição, especialmente do técnico em enfermagem, a Escola elaborou e implementou Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito com os diversos sujeitos da aprendizagem.
DESCRITORES: Permanência. Evasão escolar. Educação Profissional.
REFERÊNCIAS
Freire P. Educação e mudança. 13nd ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 211.
Machado MRL, Moreira PR. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica; 28 jun 17-18; CEFET-MG. [Belo Horizonte], MG: cefet-mg; 28. Acesso em 21 ago 25. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema3/TerxaTema3Poster9.pdf. |