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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 882

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882

SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR ESTUDANTES NA APROXIMAÇÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL

Autores:
Núbia Samara Caribé de Aragão ()

Resumo:
Introdução: A primeira aproximação de estudantes no cuidado a pessoas com transtorno mental é marcada por expectativas influenciadas pelo estigma e discursos estereotipados acerca da loucura. Objetivo: Conhecer os sentimentos de alunos do curso técnico de enfermagem ao aproximar-se de pessoas com transtornos mentais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência ocorrida durante as práticas da disciplina Saúde Mental de um Curso Técnico de Enfermagem de Feira de Santana, em 216, a partir da pergunta: Quais os sentimentos vivenciados por estudantes na aproximação de pessoas com transtornos mentais? Os dados foram obtidos através de entrevistas semi estruturadas. Resultados: Os estudantes destacaram sentir medo de serem agredidos e terem sua integridade física e mental ameaçadas, inseguros por não terem controle da situação e estarem sob expectativa de reações inesperadas por parte dos adoecidos com as quais não saibam lidar. Conclusão: As reações emocionais dos estudantes são comuns aos de outros grupos quando adentram o contexto psiquiátrico em função das representações sobre o louco enquanto sujeito perigoso difundido pelo senso comum, pela sociedade através dos meios de comunicação ou artes como a literatura, cinema e outros, favorecendo o estado de insegurança do aluno no início das práticas. Implicações para a Enfermagem: Fomentar reflexões acerca dos sentimentos de futuros profissionais, visando desenvolver estratégias pedagógicas para o preparo dos alunos para atuar no contexto psiquiátrico. Referências: Carvalho EC, Perbone JG. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes. Rev. bras. enferm. 211; 64 (2): 343-7.; Dias EP, Stutz BL, Resende TC, et al. Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituições de saúde. Rev. psicopedag. 214; 31(94): 44-55.