Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 876

Pôster


876

SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O ADOECIMENTO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CEARÁ

Autores:
Sâmia Jucá Pinheiro () ; Antônia Felizalvina Barroso Dias (Escola Cearense de Oncologia) ; Lívia Braga Costa de Oliveira (Universidade de Fortaleza) ; Míria Conceição Lavinas Santos (Universidade Federal do Ceará) ; Ana Fátima Carvalho Fernandes (Universidade Federal do Ceará) ; Paulo César de Almeida (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: O câncer de mama se constitui em um problema de saúde pública por exercer um aumento nos níveis de morbidade e mortalidade na população feminina.¹ Objetivo: analisar a sobrevida dos pacientes com câncer de mama e a assistência de enfermagem durante o adoecimento. Descrição metodológica: Estudo descritivo, retrospectivo, e analítico, de abordagem quantitativa. Amostra: familiares dos pacientes (n=38) que chegaram ao óbito no ano de 212, onde foi aplicado um questionário referente aos fatores de risco e processo de adoecimento. Os dados foram analisados através de testes estatísticos. Resultados: A média de idade foi de 65 ± 17 anos e do tempo de descoberta da doença até o óbito foi de 29 ± 23 meses. Através do teste de Probabilidade – ratio, o tempo de sobrevida do paciente não apresenta associação com a realização de prevenção de câncer de mama regularmente (p=,359), câncer de mama na família (p=,239), acompanhamento do indivíduo pela equipe de enfermagem (p=,312), realização de cirurgia (p=,45), realização de radioterapia (p=,99), e realização de quimioterapia (p=,485). 86,8% foram acompanhados pela enfermagem durante o adoecimento. Conclusões: Foi verificada a não associação da sobrevida com os fatores de risco para a doença e identificado o cuidado de enfermagem diante desse processo. Implicações para a Enfermagem: Esse conhecimento pode ser útil diante do desenvolvimento de estratégias para um cuidado de enfermagem integral e específico para cada população estudada no âmbito da oncologia. Referências: Instituto Nacional de Câncer. Política Nacional de Controle do Câncer de Mama. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer; 213. Palavras-chave: Mortalidade. Neoplasias da Mama. Enfermagem.