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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 873

Pôster


873

O estresse da equipe de enfermagem na sala vermelha de um hospital público do Distrito Federal: um estudo baseado na metodologia da problematização.

Autores:
Daniele Alves Araujo () ; Fabiana Claudia de Vasconcelos França (Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal)

Resumo:
Introdução: O estresse caracteriza-se por ser um esforço de adaptação do indivíduo para enfrentar situações ameaçadoras a sua vida e/ou seu equilíbrio interno pode ser classificado em três fases: alarme, adaptação e exaustão. Na enfermagem, o termo estresse, ganhou força a partir da década de 6, quando os estudos se voltam para a esta categoria no que se refere o estresse profissional. Objetivos: Objetivos para essa pesquisa foram Identificar os fatores externos que resultam em estresse, ligados diretamente ao ambiente de trabalho da equipe de enfermagem da Sala Vermelha do Centro de Trauma de um hospital público do DF; caracterizar o perfil de estresse da equipe de enfermagem; conhecer as principais formas de enfrentamento do estresse da equipe e propor estratégias de enfrentamento os agentes estressores a equipe de enfermagem da Sala Vermelha. Metodologia: O método da pesquisa foi por meio da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez; baseado em cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação a realidade. Utilizamos a Escala Bianchi de Stress e um questionário com perguntas abertas a cerca de manifestações físicas e psicológicas do estresse e formas de enfrentamento foram utilizados na primeira etapa da metodologia da problematização, como instrumentos de pesquisa. Resultados esperados: Por fim, propomos soluções para as principais situações estressoras encontradas na unidade, respeitando a metodologia escolhida. BATISTA, K.M; BIANCHI, E.R.F. Estresse do enfermeiro em unidade de emergência. Rev Latino-am Enfermagem 26 julho-agosto; 14(4):534-9. BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: Eduel, 212. 24 p.