Pôster
867 | CONSEQUÊNCIAS DAS DIFICULDADES DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM-NASCIDO A TERMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Priscilla de Souza Kreusch () ; Patrícia Madalena Vieira Hermida (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sarah Soares Barbosa (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: A alimentação inadequada de um recém-nascido (RN) pode causar deficiências nutricionais, afetando sua saúde e crescimento pós-natais1. Dentre as dificuldades da amamentação, a pega foi referida pela maioria das mulheres como maior obstáculo. O apoio às mães para superar as dificuldades pode representar diferença entre o abandono e o sucesso do aleitamento2. Objetivo: Descrever as consequências das dificuldades do aleitamento materno para um RN a termo. Método: Relato de experiência de uma atividade teórico-prática do Curso de Graduação em Enfermagem, ocorrida em junho de 216, na Unidade de Internação Pediátrica (UIP) de um hospital público de ensino do Sul do Brasil. Resultados: RN de 27 dias foi hospitalizado devido à baixo peso e desnutrição. Na admissão a mãe relatou que estava com dificuldade para amamentar e que não sabia, por exemplo, o posicionamento correto e o tempo necessário à amamentação. A equipe identificou: pega inadequada, intervalo de tempo entre as mamadas maior que 3 horas. O RN permaneceu hospitalizado por dez dias, período em que foi acompanhado pela equipe e empregou-se estratégias de resgate de uma amamentação eficaz, como suplementação de leite materno via translactação. Após esse período, recebeu alta com melhora do peso e ganho diário adequado. Conclusão: A amamentação inadequada pode levar o RN a termo à hospitalização por baixo peso e desnutrição. Implicações/Contribuições para a Enfermagem: Este relato pode alertar os profissionais sobre a importância do acompanhamento da mãe e RN no período neonatal.
Referências:
1. Auler F, Delpino FS. Terapia nutricional em recém-nascidos prematuros. Revista Saúde e Pesquisa. 28; 1(2):29-16.
2. Maciel APP, Gondim APS, Silva AMV, Barros FC, Barbosa GL, Albuquerque KC, et al. Conhecimento de gestantes e lactantes sobre aleitamento materno exclusivo. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. 213; 26(3):311-7.
Descritores: Aleitamento Materno. Recém-nascido. Cuidado da Criança. |