Pôster
866 | GRUPO DE GESTÃO AUTÔNOMA DA MEDICAÇÃO PSIQUIÁTRICA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II | Autores: Sarah Soares Barbosa () ; Caroline Poletto Favero (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Jeferson Rodrigues (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Priscilla de Souza Kreusch (Universidade Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Introdução: a Gestão Autônoma da Medicação (GAM) é uma estratégia em saúde mental que valoriza o compartilhamento de experiências acerca do uso da medicação, relações interpessoais, rede de suporte, autonomia e direitos, além de reconhecer o usuário como protagonista e corresponsável pelo seu tratamento¹. Objetivo: relatar a realização de um Grupo GAM em um Centro de Atenção Psicossocial do tipo II (CAPS II) no Sul do Brasil. Método: trata-se de um relato de experiência do Grupo GAM com nove usuários do CAPS II previamente selecionados pela respectiva equipe de saúde no período de maio a agosto de 216. Foram 12 encontros, com duração de uma hora cada e as discussões foram feitas a partir do Guia GAM, material elaborado por pesquisadores de quatro universidades brasileiras juntamente com usuários, familiares e trabalhadores¹. Resultados: percebeu-se que os objetivos do Grupo GAM precisaram ser retomados a cada encontro, pois havia expectativa do usuário em focar no uso de medicamentos psiquiátricos. Observou-se que a aderência ao grupo envolveu a transferência com os mediadores e demais participantes e ao estímulo por telefone semanalmente. As tarefas para casa foram realizadas parcialmente. Conclusões: considera-se que a partir da realização do grupo GAM os usuários fortaleceram os vínculos afetivos entre si, passaram a acolher ainda mais uns aos outros e desejaram conhecer mais seus direitos e deveres. Implicações para a Enfermagem: contribui para ampliar o núcleo e campo do saber da enfermagem relativo a espaços de empoderamento e cuidado de si para o usuário no CAPS.
Referências: 1. Onocko-Campos RT, Passos E, Palombini AL, Santos DVD, Stefanello S, Gonçalves LLM et al.. A Gestão Autônoma da Medicação: uma intervenção analisadora de serviços em saúde mental. Ciênc. saúde coletiva 213; 18(1). http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-8123213113 (Acessado: 3 Agosto 216).
Descritores: Saúde mental. Autonomia pessoal. Enfermagem Psiquiátrica. |