Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 850

Pôster


850

O ENFERMEIRO NO CONTEXTO “PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA” (PSE): Revisão integrativa 2007 a 2015

Autores:
Maria Cristina Aleixo Gomes () ; Alessandra Erica Ribeiro da Silva (UNAMA) ; Mariatita Portal Sacramento (Faculdade da Amazonia)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa Saúde na Escola instituído em 27 visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, utilizando a escola como área institucional privilegiada deste paradigma, um espaço para a convivência social e para as relações favoráveis à promoção da saúde. OBJETIVO: Conhecer as ações de saúde desenvolvidas na escola descrita em publicações no período de 27 a 215. METODOLOGIA: Revisão integrativa da literatura que reúne e sistematiza resultados de pesquisas sobre um delimitado tema , ”RESULTADOS: 7 artigos pesquisados nos bancos de dados da BVS e LILIACS. Todos referem a importância das ações de saúde na escola, porem nem todos citam que ações são desenvolvidas pelos enfermeiros, tratam de ações educativas desenvolvidas com adolescentes em situação de vulnerabilidade às DST/AIDS; refere o atuação do enfermeiro juntamente com outros profissionais, e destaca o profissional de saúde com papel fundamental na Escola Promotora da Saúde. O último artigo trata das ocorrências , e a cultura masculina e sua influência na vulnerabilidade pelo HIV/AIDS. CONCLUSÃO: A necessidade do enfermeiro na escola, para reconhecer benefícios de cuidados centrados a família é essencial, frisando o acolhimento adequado para a educação e evolução da saúde. CONTRIBUIÇÃO envolvimento da enfermagem com a educação, diante da necessidade de informar os jovens quanto a importância do autocuidado. Descritores: Educação, Enfermagem, Saúde. REFERÊNCIAS COSTA, G. M., et. Al, A importância dos enfermeiros juntos com PSE nas ações de educação em uma escola municipal de GURUPU- TO, Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.6, n2, Pub.6, Abril213.TINOCO, V.A., REIS, M.M.T., FREITAS, L.N., O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros, 214 | nº 6 | ISSN 2175-8255 | Revista Transformar.