Pôster
844 | RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO NEOLIBERAL | Autores: Camila Arantes Ferreira Brecht D´oliveira () ; Norma Valéria Danta de Oliveira Souza (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Luiz Carlos Veiga Madriaga (Faculdade de Enfermagem da UERJ) |
Resumo: Pesquisa qualitativa e descritiva cujo objeto de estudo é o reconhecimento e a valorização do trabalho docente de enfermagem no contexto econômico neoliberal. Objetivos: I) Descrever o processo de trabalho do docente de enfermagem a partir da inserção do modelo neoliberal; II) Analisar a percepção do docente de enfermagem acerca da valorização e do reconhecimento no trabalho a partir da introdução do modelo neoliberal; III) Discutir as repercussões no processo saúde-doença de docentes de enfermagem mediante à percepção do reconhecimento e da valorização de suas atividades laborais.Salienta-se que o estudo foi aprovado pelo comitê de Ética em pesquisa sob número de protocolo: 1.474.463.Os participantes desta pesquisa foram 27 docentes de universidades públicas federais do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em junho de 216 por meio de uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados através da análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que com o advento do modelo neoliberal houve repercussões sob o processo de trabalho docente, tornando-o intenso e sobrecarregado, exigindo que esses profissionais se tornem polivalentes e multifuncionais. Ademais, os docentes apontaram que tal modelo impactou também na figura do professor na sociedade, a qual perdeu "status". Devido à alta demanda laboral, esses docentes referiram relegar a segundo plano o cuidado com a própria saúde, sendo prevalente doenças osteomusculares, infecções devido à baixa imunidade e salientaram impactos negativos na dimensão subjetiva, destacando-se o estresse e o cansaço extremo. Concluiu-se que a elevada influência dos princípios neoliberais no trabalho docente de enfermagem repercutiu negativamente no processo de trabalho docente, bem como na sua valorização e reconhecimento, deixando esses docentes vulneráveis ao adoecimento. Infere-se que o serviço de saúde do trabalhador precisa desenvolver ações que minimizem os efeitos do modelo neoliberal e protejam a saúde desses docentes.
Descritores: Enfermagem; Docentes; Reconhecimento Profissional. |