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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 842

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842

ENSINO-APRENDIZAGEM E NECESSIDADES DE SAÚDE COM ENFOQUE NO ENVELHECIMENTO ATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Eloíza Augusta Gomes () ; Luciana Teixeira Scapin (FCMS - SUPREMA - Juiz de Fora/ MG) ; Cláudia Maria Maneira Neto Moura (FCMS - SUPREMA - Juiz de Fora/ MG) ; Margareth Alves Bastos (FCMS - SUPREMA - Juiz de Fora/ MG) ; Nathália de Souza Abreu (FCMS - SUPREMA - Juiz de Fora/ MG) ; Rinaldo Henrique Aguilar (Faculdade Estadual de Medicina de Marília –FAMEMA/SP)

Resumo:
Introdução: Frente ao crescente envelhecimento populacional e ao risco iminente de doenças crônicas não transmissíveis, faz-se urgente que os atores envolvidos na atenção à saúde estimulem a senescência em detrimento da senilidade. Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de docentes e acadêmicos do 2º e 3º períodos dos cursos de saúde durante o desenvolvimento de atividades – Ação Educativa - do Programa Integrador (PI) com enfoque no curso de Enfermagem. Método: Para isso, foi realizado um estudo descritivo - relato de experiência, desenvolvido em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), localizada na periferia de Juiz de Fora, no ano 215. Resultados: Percebeu-se que usuários e estudantes, nos momentos de educação em saúde, discutiram estratégias viáveis à realidade local com vistas ao envelhecimento ativo. Além disso, observou-se que acesso facilitado, diálogo aberto com profissionais da unidade de saúde, prática de atividade física regular orientada e alimentação coerente à realidade socioeconômica foram apontados como importantes à saúde e que deveriam estar presentes para pessoas de todas as idades. Conclusão: A partir disso, considera-se que a realização da ação educativa com enfoque nas necessidades de saúde do idoso, quando aliada a uma proposta baseada na problematização e nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem permite, tanto para o estudante quanto para o professor, refletirem sobre sua atuação na prática. Contribuições: Essa pesquisa contribui para fomentar a reflexão sobre a formação mais autônoma e crítica de profissionais de Enfermagem. Descritores: Educação em Saúde; Envelhecimento; Atenção Primária á Saúde EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Referências: 1 . Busse, Leopold A. Promoção do Envelhecimento Saudável. Clínica Médica. 216; 1:745-752. 2 . Programa Integrador – Suprema/216 3 . Sobral, Ribeiro F. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev. esc. enferm USP. 212; 46: 28-218.