Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 839

Pôster


839

CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA

Autores:
Yara Nayá Lopes de Andrade () ; Angélica Santiago Lima (Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA) ; Kelly Silva Cavalcante (Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA) ; Keyllane Andreza Sousa Queiroz (Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA) ; Manoelda Rodrigues da Silva (Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA) ; Nara Mylena Rodrigues da Silva (Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA)

Resumo:
Introdução: O aleitamento materno é um alimento completo e garante o bom crescimento e desenvolvimento das crianças até os 6 meses, após essa fase deve-se incluir outros alimentos. Objetivo: Avaliar o conhecimento e práticas da população a cerca da importância do Aleitamento Materno em uma Unidade Básica de Saúde no município de Imperatriz - MA. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo avaliativo, com abordagem quantitativa realizado em uma Unidade Básica de Saúde no Município de Imperatriz – MA. Serão incluídos no estudo, gestantes e puérperas acima de 18 anos de idade, cadastradas na referida unidade. O estudo foi realizado no período de janeiro a julho de 216. Resultados: 9,9% das entrevistadas relataram conhecer os benefícios da amamentação para o bebê. Acerca do horários e local apropriado para a amamentação, 36,4% disseram que pode ser em qualquer hora e lugar, outras 63,6% relataram que não. 63,6% responderam que o aleitamento exclusivo garante nutrientes necessários para a saúde do bebe. 68,2% reconhecem que o leite materno transfere anticorpos que auxiliam no combate às doenças. Conclusão: apesar da maioria das entrevistadas apresentarem conhecimentos e práticas satisfatóriasem em relação à amamentação, não está sendo suficientemente operacionalizado na prática. Contribuições para a Enfermagem: faz-se necessário a revisão das ações de saúde, não focando apenas na disseminação de informações sobre aleitamento materno, mas também oferecer o suporte demonstrativo prático, iniciando desde o pré-natal até a fase de introdução de novos alimentos. Descritores: Práticas educativas; Aleitamento materno; Educação em Saúde. Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Caderno de Atenção Basica Nº 33. Brasília: Ministério da Saúde, 212.