Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 838

Pôster


838

EFICÁCIA E EFETIVIDADE DO MÉTODO DIALÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DISCENTE EM ENFERMAGEM

Autores:
Yara Nayá Lopes de Andrade () ; Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim (Universidade Federal do Maranhão - UFMA) ; Antônio Sávio Inácio (Universidade do Estado do Amazonas - UEA) ; Elielza Guerreiro de Menezes (Universidade do Estado do Amazonas - UEA) ; Érika Ferreira Tourinho (Universidade do Estado do Amazonas - UEA)

Resumo:
Introdução: O modelo tradicional de educação é predominantemente o mais utilizado dentro das instituições de ensino. O ato de educar já não pode mais se restringir em transmitir conhecimento aos educandos, deve ser um ato cognoscente. Objetivo: discutir a eficácia e efetividade do método dialógico no processo de ensino-aprendizagem para a formação dos discentes em Enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, de natureza observacional, do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Enfermagem durante as aulas da disciplina de Educação em Saúde em uma universidade pública no estado do Amazonas, no período de fevereiro a abril de 216. Resultado: Com base no desenvolvimento das atividades em sala, foi possível perceber a eficácia e efetividade da utilização do método durante o decorrer da disciplina, proporcionando uma reavaliação das práticas do processo de ensino-aprendizagem , de modo a concentrar-se na adoção do pensamento crítico e reflexivo durante a operacionalização da assistência destinada aos pacientes em campos práticos, tendo na metodologia problematizadora a base fundamental para a prática do cuidado em saúde. Conclusão: Portanto, o estudo contribuiu significativamente para a formação profissional dos acadêmicos, mostrando-nos que a precariedade educacional ainda é constante, necessitando de adaptações diárias no processo de ensino- aprendizagem dos discentes. Contribuições para a Enfermagem: destaca-se a necessidade da prática do diálogo como metodologia problematizadora fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do educando onde, onde o discente ganha qualidades ainda mais imprescindíveis que meramente ser um exímio decorador. Descritores: Ensino; Aprendizagem; Metodologias ativas FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 42º ed. 25.