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830 | A COMUNICAÇÃO DO ERRO E OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM | Autores: Fabio Jose de Almeida Guilherme () ; Gelciane Figueiredo Rodrigues (Universidade UNIGRANRIO) ; Teresa Cristina Salgado Castro (Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo) ; Aline Mirema Ferreira Vitorio (Universidade UNIGRANRIO) ; Taisa Diva Gomes Felippe (Universidade UNIGRANRIO) ; Leila Maria Chevitarese de Oliveira (Universidade UNIGRANRIO) |
Resumo: Introdução: A segurança do paciente (SP) e o erro na assistência a saúde têm sido temas de crescente de atenção por parte da sociedade em geral. Usuários dos serviços de saúde tornaram-se cada vez mais bem informados sobre as questões de saúde e SP. Instituições de Ensino Superior (IES) em Enfermagem devem contribuir neste sentido ao proporcionarem aos seus estudantes o aprendizado de como lidar com os erros. Objetivo: Identificar o conhecimento de estudantes de enfermagem relacionada ao erro humano no âmbito da segurança do paciente (SP). Descrição metodológica: Estudo descritivo, no qual foram avaliadas variáveis relativas aos aspectos conceituais sobre o tema SP e o erro humano. Realizado no mês de novembro de 215. Resultados: Os participantes do estudo têm conhecimento sobre a temática SP, porém não percebem a importância da comunicação do erro ao paciente e família. Conclusões: Os alunos necessitam de conhecimento sobre segurança do paciente e erro para a garantia de um cuidado seguro. Docentes devem ser preparados e capacitados para oferecer um ensino em SP. As IES devem proporcionar um ambiente acadêmico que promova a cultura de comunicação do erro entre docentes e discentes. Contribuições para a Enfermagem: Reflexões sobre o processo formativo de Enfermeiros visando à SP.
Referências:
1. Reason J. Human error. London: Cambridge University Press; 23.
2. Yoshikawa JM, Sousa BEC, Peterline MAS, Kusahara DM, Pedreira MLG, Avelar AFM. Compreensão de alunos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente. Acta paul. enferm. [Internet] 213; 26(1): 21-29. [acesso em 5 jul 215]. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ape/v26n1/5.pdf |