Pôster
827 | O CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANDES UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMAGEM | Autores: Daniel da Silva Granadeiro () ; Elisangela dos Santos (Centro Universitário Augusto Motta) ; Thiago de Oliveira Martins (Centro Universitário Augusto Motta) ; Raquel Magalhães de Azeredo Granadeiro (Centro Universitário Augusto Motta) ; Maiana Eloí Ribeiro dos Santos (Centro Universitário Augusto Motta) ; Fernanda Bernardo dos Santos (Centro Universitário Augusto Motta) |
Resumo: Introdução: O consumo de bebida alcoólica tem caráter milenar em diversas culturas e sociedades. A legalização do seu uso e sua disponibilização por preços acessíveis facilitam e contribuem para o consumo indiscriminado e banalizado entre diferentes faixas etárias, o que tem se tornado um sério problema de saúde pública, atingindo grupos sociais mais vulneráveis, como os jovens e os universitários. Objetivo: Analisar na literatura o consumo de álcool entre os estudantes universitários do curso de graduação em enfermagem. Método: Trata–se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando a base de dados da BVS, através de um levantamento de artigos científicos indexados em português e publicado no período de 28 a 215. Foram identificados 15 artigos que versavam sobre a temática e selecionados 5 que atendiam aos critérios de seleção desse estudo. Resultados: Os resultados apontaram que o consumo de bebidas alcoólicas é de alta proporção; 67,7% dos estudantes de enfermagem referiu serem consumidores, sendo que 32,1% fazem consumo no padrão Binge (+/- 5 doses-padrão de álcool em uma única ocasião) e 45,9% dos consumidores estava exposto ao risco de desenvolvimento de problemas relacionados ao consumo dessa substância. Dentre eles, 59,1% cursavam o primeiro ano e 4,9% o último ano do curso; 89,6% eram do sexo feminino.
Conclusão: É possível planejar estratégias preventivas visando à redução dos riscos comportamentais e de saúde associados ao consumo abusivo de álcool entre os universitários de enfermagem.
Contribuições: Recomenda-se que programas educativos sejam desenvolvidos a fim de alertar a essa população a respeito dos limites de consumo de álcool e dos problemas que podem ser causados pelo seu consumo excessivo.
Referências: 1. Pires SGC, Mussi CF, Silva OD, Santos TSAC. Consumo de bebidas alcoólicas entre os estudantes de enfermagem. Actua Paul Enferm. 215; 28(4):31-7. 2. Jomar TR, Silva SE. Consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes de Enfermagem. Aquichan. 213 13(2):226-233.
Descritores: Abuso de Álcool; Universitários; Enfermagem. |