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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 826

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826

AVALIAÇÃO DO BEM ESTAR DE COMUNIDADE ACADÊMICA

Autores:
Márcia Teles de Oliveira Gouveia () ; Ivana Mayra da Silva Lira (UFPI) ; Manalde Ferreira da Silva (UFPI) ; Girlene Ribeiro da Costa (UFPI) ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi (UFPI)

Resumo:
INTRODUÇÃO: os principais comportamentos que ameaçam a saúde e o bem-estar, ocasionando Doenças Crônicas Não Transmissíveis, estão relacionados à falta de atividade física, alimentação inadequada e consumo de álcool e tabaco. Objetivos: Caracterizar o perfil dos estudantes universitários selecionados quanto aos aspectos sócio demográficos; Realizar a aferição da pressão arterial de acordo com as recomendações da campanha “Eu sou 12 por 8”. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo transversal, descritivo-exploratório desenvolvido em uma instituição federal de ensino superior em Teresina - Piauí. A amostra de 75 alunos matriculados no período 215.2 do Curso de Enfermagem. Os dados dos instrumentos aplicados foram processados pelo programa SPSS 2.. Aceite do comitê de ética em pesquisa com parecer CAEE: 541711595393. RESULTADOS: observou-se a predominância de estudantes do sexo feminino, com faixa etária entre 18-21 anos, pardos e solteiros. As alterações de saúde mais prevalentes: cansaço físico e/ou mental (97,3%), o estresse (93,3%), o desânimo (88%) e a alteração menos incidente o desmaio (1,3%). Para avaliar fatores associados ao bem estar dos estudantes, utilizou-se a escala de face de Andrews, que se apresentou como regular. Os estudantes quando questionados como se sentiam nas últimas duas semanas, de acordo com o WHO-5, a maioria respondeu que se sentia calmo e relaxado. Em relação à pressão arterial verificada a média obtida foi (PA 11x7 mmHg). CONCLUSÃO: A maioria demonstrou-se satisfeita com seu bem-estar atual e têm pressão arterial média ótima, apesar do misto de sentimentos desencadeados no desenvolvimento do curso. Aponta-se a necessidade de programas que incluam medidas preventivas e educativas voltadas para a promoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A melhoria do bem-estar dos estudantes de enfermagem pode ter influência positiva no processo de humanização da assistência, pois irá refletir na sua forma de cuidar do outro. DESCRITORES: Qualidade de vida. Estudantes. Enfermagem. REFERÊNCIAS Chen J, Sung C , Hsieh C et al. The prevalence and related factors of depressive symptoms among junior college nursing students: a cross-sectional study. Journal of Psychiatric and Mental. Health Nursing. 215; 22 (1): 59–8. Silva EC, Heleno MGV. Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários. Revista Psicologia e Saúde. 212; 4(1): 69-76. Silva SL et al. Influência de fatores antropométricos e atividade física na pressão arterial de adolescentes de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil. Motricidade.213; 9(9): 13-22. EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde