Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 825

Pôster


825

COMPETÊNCIAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Luciana Dantas Farias de Andrade () ; Kênia Lara Silva (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria Benegelania Pinto (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A definição de competência refere-se a uma combinação de conhecimento, habilidades e valores essenciais necessários à prática da Promoção da Saúde. Como lócus essencial para o desenvolvimento de Competências, a escola atende a maioria dos campos propostos pela Carta de Ottawa. Objetivo: Analisar, que experiências a escola tem oportunizado para o desenvolvimento de Competências para a Promoção da Saúde. Metodologia: revisão integrativa de literatura, questionou-se: “que experiências a escola tem oportunizado para o desenvolvimento de Competências para a Promoção da Saúde? Incluíram-se publicações nacionais e internacionais dos últimos 1 anos, em inglês, espanhol e português com os descritores Health promotion, School e Cummunity. Buscou-se nas bases MEDLINE, LILACS, BDENF e SCIELO. Resultados: 9 artigos constituíram a amostra final. Os textos são produções do Brasil, Espanha, Vietnã, Estados Unidos e Canadá. As experiências na maioria, ocorrem no ambiente escolar incluindo apenas estudantes e familiares, não consideram a comunidade na totalidade dos seus aspectos. Poucas experiências incluindo a comunidade, organizou-se no formato de eventos tipo workshops. Conclusões: Experiências potenciais para o desenvolvimento de Competências para Promoção da Saúde na escola, ainda não tem expressividade, por não considerar aspectos da comunidade em suas ações. Alguns ensaios, apontam boas perspectivas de superação. Contribuições para enfermagem: Desenvolver Competências para a Promoção da Saúde na escola, requer a articulação com a comunidade como estratégia fundamental. Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. 22. Brasília – DF. Organização Panamericana de Saúde. Escolas promotoras da saúde: fortalecimento da iniciativa regional: estratégias e linhas de ação 23-212. 23. Washington – DC: Descritores: Promoção da saúde; Escola; Comunidade.