Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 809

Pôster


809

ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DO TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO DA TUBERCULOSE (ATP-IINFOC-TB)

Autores:
Luciana de Oliveira Sousa () ; Laís Mara Caetano da Silva (Universidade de São Paulo - EERP) ; Simone Teresinha Protti (Universidade Federal de São Carlos) ; Rogério José de Azevedo Meirelles (Universidade de São Paulo - EERP) ; Fernando Mitano (Universidade de São Paulo - EERP) ; Pedro Fredemir Palha (Universidade de São Paulo - EERP)

Resumo:
Introdução: Sendo a tuberculose um problema de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde recomenda ações de controle desta, dentre estas a Directly Observed Treatment Short-Course1, que é transferida a diferentes cenários, sendo esta merecedora de atenção e aprofundamento, que deve ocorrer por meio de métodos válidos e confiáveis2. Objetivo: Trabalho metodológico, que objetivou elaborar e validar um instrumento voltado à avaliação da transferência da política do Tratamento Diretamente Observado (TDO), segundo a perspectiva de profissionais de saúde de nível médio e superior (Enfermeiros, Médicos, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem). Descrição metodológica: O estudo foi realizado em três etapas: validação semântica, primeira e segunda etapa do estudo de campo, tendo contado com a participação de 526 sujeitos. Resultados: Na validação semântica, o instrumento foi ajustado segundo sugestões dos entrevistados, tendo ocorrido também a retirada de dois itens. Na primeira fase do estudo de campo, foram retirados 8 itens, que não possuíam relevância estatística para avaliar o construto “transferência de política do TDO”. Na segunda fase do estudo de campo, os resultados das análises estatísticas confirmaram a qualidade do instrumento. Conclusões: O instrumento elaborado e validado é capaz de avaliar a transferência do TDO segundo a perspectiva de profissionais de saúde. Implicações para a Enfermagem: O instrumento se apresenta como um importante material a ser utilizado na realização de estudos de avaliação que fomentem a gestão das políticas públicas do controle da tuberculose, patologia cujo controle conta com a ampla participação dos profissionais de enfermagem no cenário brasileiro. 1 World Health Organization. Global Tuberculosis Report 215. Geneva, 215. Disponível em: < http://www.who.int/tb/publications/global_report/en/>. Acesso em: 3 nov. 215. 2 Vieira-da-Silva LM. Avaliação de Políticas e Programas de Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 214. Palavras-chave: Tuberculose, Pessoal de saúde, Estudos de validação.