Pôster
799 | PROCESSO DE MORTE E MORRER: PREPARO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | Autores: Pedro de Moraes Quadros () ; Antônia Thayla Farias Gomes (Universidade Nilton Lins) ; Polliany Nunes Falenski (Universidade Nilton Lins) ; Fabiane Veloso Soares (Universidade Nilton Lins) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O conceito de morte evidencia a parada das funções vitais e a separação do corpo e da alma. É uma situação que desperta curiosidades no ser humano por não haver explicação exata sobre esse fenômeno. Morte e morrer é um processo simplesmente natural e inevitável que buscamos suportar mediante aos fatos que ocorrem, e partindo dessa premissa é que os acadêmicos de enfermagem e profissionais de saúde buscam mediante alguns estudiosos, informações necessárias que deem suporte para melhor desempenhar suas funções. OBJETIVO: Identificar o preparo dos acadêmicos de enfermagem frente o processo de morte e morrer, segundo análise bibliográfica. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um estudo exploratório, abordagem qualitativa, caracterizando-se na pesquisa bibliográfica. As bases de dados acessadas foram Scielo, Bireme, Lilacs, Medline, durante os anos de 215 e 216. Foram selecionados 43 artigos em periódicos, 3 dissertações e 2 teses. RESULTADOS: Os estudos indicam que o processo morte e morrer não é discutido nas universidades e que os discentes sentem falta dessa temática quando se deparam com situações de finitude da vida. CONCLUSÃO: Conclui-se que existe a necessidade de mudança na conduta de formação do futuro enfermeiro com relação ao processo de morte e morrer dentro das instituições educacionais e que mais estudos precisam ser realizados para fortalecer o conhecimento da temática. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Incentivar a incorporação e a discussão acerca da importância do tema, estimulando o protagonismo da enfermagem.
Descritores: Enfermagem, Morte, Discentes.
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem
REFERÊNCIA:
BANDEIRA D, BISOGNO SBC. A abordagem da morte e morrer na graduação em enfermagem: um relato de experiência. Revista Contexto & Saúde 211. JUL./DEZ. (11)21: 11-15 |