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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 793

Pôster


793

TERRITORIALIZAÇÃO NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE (PISCO)

Autores:
Janaína Pereira de Souza () ; Catarina Giló Lopes (UNIFACS) ; Tatiane dos Santos Pessoa (UNIFACS) ; Tatiane Sena (UNIFACS) ; Camila Dourado Reis das Virgens (UNIFACS)

Resumo:
Introdução: O PISCO é componente do bloco de gestão e saúde coletiva dos cursos de uma Universidade privada da cidade de Salvador, onde discentes são acompanhados por um docente, nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família(USF) dos distritos sanitários de Itapagipe e do subúrbio ferroviário.Objetivo: Descrever a experiência de graduandos de enfermagem, frente à territorialização no PISCO I. Descrição metodológica: Estudo descritivo sob forma de relato de experiência, na unidade curricular supracitada, em 216.1, entre fevereiro a junho. Resultados: O escopo desta disciplina contempla compreensão de aspectos como: determinantes socioambientais, necessidades de saúde e perfil epidemiológico, tendo como uma das estratégias a territorialização, onde se conhece o mapeamento da comunidade e são feitas ações de saúde em escolas, igrejas, eventos, contribuindo com demandas locais, como também, acompanham-se visitas domiciliares com agentes comunitários (ACS) e outros membros da equipe multiprofissional. Ao final de cada encontro semanal é dado feedback docente, com realização da reflexão discente sobre suas vivências. Conclusões: A partir do contato inicial no reconhecimento do território, pode-se ter uma visão mais ampla dos desdobramentos socioeconômicos, com melhor preparo para as próximas disciplinas deste bloco: PISCOS II e III, onde ocorrerá maior interação com a comunidade, nas UBS e USF. Contribuições para a enfermagem: No momento em que há oportunidade de conhecer de perto uma realidade distante da sua, existe uma sensibilização e crescimento tanto na formação acadêmica, quanto pessoal. Essa realidade desperta uma maior vontade em contribuir e atuar de forma ética diante das carências da população.Referencia: .Rodrigues AAO,Juliano IA, Melo MLC,Beck CLC, Prestes FC.Processo de Interação Ensino, Serviço, Comunidade: A Experiência de um PET-Saúde.Rev. bras. educ. med. 212, vol.36, n.1, suppl.2, p.184-192. Descritores: “Educação em Saúde”, “Aprendizagem” e "Saúde Pública". EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. *Acadêmicos da Universidade Salvador (UNIFACS) - Laureate International Universities – Salvador-BA. **Enfermeira Docente da Universidade Salvador (UNIFACS) - Laureate International Universities – Salvador-BA.